UESPI

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

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Área:
História

Campus:
Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba

Coordenador:
Fernando Bagiotto Botton

Coordenador Adjunto:
Thiago Reisdorfer

Informações:
Atendimento presencial das 09:00-11:00 e 14:00-17:00 horas às quintas e sextas. Os pedidos de informação e solicitação de declarações ou de requerimentos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail profhistoria@phb.uespi.br

Modalidade: Mestrado e Doutorado

Telefone: (86)3321-1800

E-mail: profhistoria@phb.uespi.br

Informações sobre o curso e sua abertura em Parnaíba

O PROFHISTÓRIA é ofertado em Rede Nacional por diversas Instituições Associadas, sendo reconhecido pelo Parecer nº 23/2014 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e pela Portaria nº 652, de 22 de maio de 2017, do Ministério da Educação (MEC), publicados no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de maio de 2017. A inclusão da Uespi/Parnaíba como Instituição Associada ao PROFHISTÓRIA foi regulamentada pelas Resoluções nº 054 e 055/2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESPI (CEPEX), publicadas no Diário Oficial do Estado do Piauí em 31 de julho de 2019.

Doravante a rede é integrada por 39 instituições associadas. Em outubro de 2019 foi realizado o I Congresso Nacional do ProfHistória, em Salvador; e em outubro de 2022 foi realizado o II Congresso Nacional do ProfHistória, no Rio de Janeiro. Momento em celebrou-se o aumento da nota da avaliação quadrienal (2017-2020) que elevou para 5 a nota do ProfHistória. Em 2023, a rede teve a APCN do Doutorado aprovada pela mesma instituição, consolidando a proposta de um Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória).

Aprovação do Curso e Regimento Interno – Diário Oficial do Estado
Regimento Interno do Profhistória Uespi

Resolução CEPEX 005-2021

Resolução CEPEX 06-2024

Projeto Pedagógico do Curso do Profhistória

Notícias

Lista de Bolsas Vigentes

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1 De acordo com a nota obtida no exame de seleção

2 Atualizada em 17 de maio de 2024

Para requerimentos e pedidos utilizar o formulário Modelo de Requerimento Geral abaixo e enviá-lo preenchido para o e-mail da Coordenação. E exclusivamente para requerimentos de prorrogação de banca (qualificação ou defesa), utilizar o documento Modelo de Requerimento para Prorrogação de Banca. Ambos os casos em um documento único preferencialmente em formato PDF.

Modelo de Requerimento Geral

Modelo de Requerimento para Prorrogação de Banca

Orientações sobre o Exame de  Qualificação e Defesa:

Cabe ao/a orientador/a depositar o texto de qualificação ou texto de defesa conforme o caso do/da discente com no mínimo de 30 dias de antecedência do prazo do exame de qualificação da turma ou do prazo final da turma (conferir calendário). O relatório do exame de qualificação deve ser enviado para o e-mail da Coordenação (profhistória@phb.uespi.br) acompanhado da ficha de Solicitação de Banca preenchida.
Após a defesa o/a presidente/a da banca envia a ata do Exame de Qualificação ou Exame de Defesa assinada para que a Coordenação envie a declaração de participação em banca.
Ficha de Solicitação de Banca (Qualificação ou Defesa):

Nova ficha de solicitação de Banca (Qualificação ou Defesa)

Ata do Exame de Qualificação

MODELO – Ata de Exame de Qualificação (1).docx

Ata do Exame de Defesa:

MODELO – Ata de Exame de Defesa.docx

Orientações para Elaboração de Resumos de Dissertações: Arquivo orientações

Orientações Pós-Defesa:

O/a discente aprovado/a na defesa tem até 60 (sessenta) dias corridos após a defesa para depositar a versão final da dissertação. Para isso, o procedimento consiste em:

1. Acesse o SIGAA (https://sigaa.uespi.br/sigaa/verTelaLogin.do) como discente do Profhistória;

2. Dentro do sistema SIGAA, selecionar o Menu Ensino, clicar em Produções Acadêmicas, depois selecionar a opção Acompanhar Procedimentos de Defesa. Selecionar Submissão da Versão Final Corrigida Da Dissertação.

3. Após realizar todos os procedimentos no Sistema SIGAA, fazer o Depósito no Repositório Institucional, tal como orientado no Tutorial para depositar a Dissertação no Repositório Institucional. O Termo de Autorização citado no Tutorial está disponível clicando aqui.

Quadro de Disciplinas do Semestre 2025.1 disponível neste link.

Ficha de matrícula curricular 2025.1 disponível neste link (encaminhar até dia 15 de fevereiro de 2025 para o e-mail profhistoria@phb.uespi.br ou entregar junto com a documentação para a matrícula institucional).

Orientações Matrícula Institucional 2025.1

A matricula pode ocorre de duas formas:

Matrícula Remota: durante 13/02/2025 a 18/02/2025, encaminhar e-mail com o assunto: “Matrícula Institucional 2025” e em anexo toda a documentação para o email: profhistoria@phb.uespi.br; ou

Matrícula Presencial: durante 13/02/2025 e 14/02/2025 das 09h às 11h30min e das 14h às 17h na sala A-105.

Documentos que devem ser entregues no ato da matrícula institucional:

a) Requerimento de Matrícula Institucional preenchido e assinado, disponível neste link, e Ficha de Matrícula, disponível neste link;

b) Cópia do Diploma de Graduação, conforme exigido pelo PROFHISTÓRIA, ou Certidão de Conclusão de Graduação, expedida com prazo máximo de 30 (trinta) dias antes da data da pré-matrícula, acompanhada de Termo de Compromisso preenchido e assinado para entrega do Diploma de Graduação no prazo de 90 (noventa) dias (disponível neste link);

c) Cópia do Histórico Escolar de Graduação;

d) Cópia do Diploma ou certificado de pós-graduação (caso possua);

e) Cópia do Documento de Identidade e Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

f) Foto 3×4 recente;

g) Certidão de quitação eleitoral;

h) Cópia da Certidão de Quitação com o Serviço Militar, para o sexo masculino;

i) Cópias do Contracheque dos últimos três meses ou ato de nomeação ou contrato ou registro em Carteira de Trabalho que indique atuação docente no Ensino Básico conforme exigido pelo PROFHISTÓRIA;

j) Declaração assinada pela direção da escola na qual trabalha, com firma reconhecida em cartório e expedida com prazo máximo 30 (trinta) dias antes da data da matrícula, comprovando que atua como professor(a) na referida Instituição de Ensino e se encontra “no exercício da docência de História no Ensino Básico”;

k) Cópia de comprovante de endereço.

Importante: todos os documentos devem ser legíveis. Em caso de matrícula remota, os documentos deverão ser anexados ao e-mail enviado, em arquivo único PDF, obrigatoriamente, na ordem acima indicada. A digitalização da documentação original deve ser feita em uma digitalizadora (aparelhos tais como scanner, multinacional ou equipamentos afins). A qualidade da digitalização deve ser de 300 dpi (dots per inch). As digitalizações por aplicativos de celular não serão consideradas válidas.

Observação: Em caso de matrícula presencial, todas as cópias devem ser apresentadas com os documentos originais durante a matrícula, com a exceção para as cópias de documentos registradas em cartório. 

Período de matrícula para discentes de outras IES: (matrícula externa) 17 a 24 de fevereiro de 2025.

Endereço para envio da documentação: profhistoria@phb.uespi.br.

Ficha de inscrição disponível neste link
Observações:
1) Após preenchimento enviar toda a documentação (ficha de matrícula e documentos explicitados na ficha de matrícula) em um PDF único para o e-mail profhistoria@phb.uespi.br. A digitalização da documentação original deve ser feita em uma digitalizadora (aparelhos tais como scanner, multinacional ou equipamentos afins). A qualidade da digitalização deve ser de 300 dpi (dots per inch). As digitalizações por aplicativos de celular não serão consideradas válidas.
2) As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição (com a documentação completa tal como solicitada na observação 1). 

Saberes históricos no espaço escolar
Docente Curso / IES Área E-mail
Fabricia Pereira Teles Pedagogia – UESPI-Parnaíba Educação Infantil, Prática Pedagógica, Formação de Professores, Currículo para Educação Infantil, Linguagem e Educação da Criança. fabriciateles@phb.uespi.br
Renata Cristina da Cunha Letras – UESPI-Parnaíba Formação de Professores, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional Docente. renatacristina@phb.uespi.br
Radamés de Mesquita Rogério Sociologia – UESPI-Parnaíba Sociologia da Educação, Formação de Professores e Docência em Ciências Sociais. radames@phb.uespi.br
João Paulo Peixoto Costa História – IFPI-Uruçuí Ensino de História Indígena, Política indígena e indigenista. joão.peixoto@ifpi.edu.br
Gustavo de Andrade Durão História – UESPI-São Raimundo Nonato Trabalha com História da África (colonização, descolonização, intelectuais, cultura afro-brasileira e a construção dos Estados nacionais africanos e ditaduras contemporâneas). gustavo.durao@srn.uespi.br
Antonia Valteria Melo Alvarenga Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), campus Poeta Torquato Neto Políticas Públicas, Direito Público; Ensino de História , Teoria da História, Políticas Públicas de Saúde antoniamelo@cchl.uespi.br
Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
Docente Curso / IES Área E-mail
Mary Angélica Costa Tourinho História – UESPI-Parnaíba História de Educadoras, Experiências do Programa Residência Pedagógica, História Contemporânea, Gênero, Mulheres e Trabalho. mary.angelica@phb.uespi.br
Thiago Reisdorfer História – UESPI-Parnaíba Ensino de História; Educação e Juventudes; Universidades e estudantes universitários; Narrativas históricas e Livros Didáticos; Ensino de História e mídias digitais; História Pública Digital. thiagoreisdorfer@ors.uespi.br
Pedro Pio Fontineles Filho História – UESPI-Clóvis Moura Ensino de História, Cidade, Literatura, Memória, Imagens, Cinema e Gênero. pedropio@ccm.uespi.br
Fernando Bagiotto Botton História – UESPI-Parnaíba Teoria da História; História da América; Gênero, Subjetividade e Masculinidade; Educação, Política e Autoritarismo; História Pública; Filosofia Contemporânea Pós-colonial e Pós-estruturalista; Psicanálise, Psicologia das Massas e Psicologia da Personalidade. fernandobotton@phb.uespi.br
Saberes históricos em diferentes espaços de memória
Docente Curso / IES Área E-mail
Joseanne Zingleara Soares Marinho História – UESPI-Poeta Torquato Neto Ensino de História, História da Educação, Gênero, História da Saúde, Infância e Políticas Públicas. joseannemarinho@cchl.uespi.br
Aurea da Paz Pinheiro História – UFDPar Museologia, Educação, Patrimônio, Políticas Públicas, Cinema/Documentário e Religiosidades. aureapinheiro@ufpi.edu.br
Marcelo de Sousa Neto História – UESPI-Clóvis Moura História da Educação, História Política, História e Cidade, História das Religiões, Biografia, História e Movimentos Sociais e História do Brasil Imperial. marcelo@ccm.uespi.br
Danilo Alves Bezerra História – UESPI-Parnaíba Cultura e Sociedade no Brasil Republicano, Carnaval, Festas Populares, Patrimônio e Memória; e Imprensa Periódica. danilobezerra@phb.uespi.br
Felipe Augusto dos Santos Ribeiro História – UESPI-Parnaíba Ensino de História, Educação Patrimonial e Museológica, História do Trabalho (rural e urbano), História Oral, História Local e História da (I)Migração. feliperibeiro@phb.uespi.br
Débora Strieder Kreuz História – UESPI-Oeiras Ditadura civil-militar brasileira; exílio; memória; História Oral; atuação de mulheres e feminismos durante a ditadura; ensino de História. deborastrieder@ors.uespi.br

Coleção Ensino de História - Teorias, práticas e novas abordagens"

Volume 1

Olhares pós e decoloniais no ensino de História

Volume 3

Patrimônio cultural, memórias, identidades e mundos do trabalho no ensino de História

Volume 2

A história da saúde

Volume 4

O heroico, o lendário e o fabuloso: fronteiras transdisciplinares entre ensino de História, memória e literatura

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Histórico das Gestões da Coordenação Acadêmica Local

(Atualmente) 2026-2024:
Coordenador: Fernando Bagiotto Botton
Coordenador Adjunto: Thiago Reisdorfer

2024 – 2022:
Coordenador: Danilo Alves Bezerra
Coordenador Adjunto: Fernando Bagiotto Botton

2022 – 2020: 
Coordenador: Felipe Augusto dos Santos Ribeiro
Coordenador Adjunto: Danilo Alves Bezerra.