Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Pronera

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado em 1998, porém, somente em 2001, foi incorporado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O programa propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
As ações nasceram através da articulação da sociedade civil e têm como base a diversidade cultural e sócio-territorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.
O PRONERA capacita educadores para atuar nos assentamentos e coordenadores de atividades educativas comunitárias para as respectivas áreas de formação ofertadas. Os cursos funcionam através de convênios e possuem formatação específica. Eles estão classificados dentro da modalidade presencial-especial, tornando-se presencial porque o educando tem que cumprir pelo menos 75% da carga horária do curso, e especial pela dinâmica do processo formativo.
Tal dinâmica está pautada na metodologia da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, os cursos articulam dois momentos que, juntos compõem uma etapa de execução: tempo escola e tempo comunidade.
O tempo escola corresponde ao período em que as aulas acontecem presencialmente. Aqui os educandos e toda a equipe de coordenação e supervisão permanecem no mesmo espaço e para isso, o alojamento e a alimentação dos envolvidos são custeados pelo Programa. Cada tempo escola tem duração de 30 a 45 dias de acordo com a concepção de cada projeto.
Quando o tempo escola termina, inicia-se o tempo comunidade, que corresponde ao período de férias letivas regulares, porém os estudantes não ficam de férias. Eles vão para casa com atividades que foram propostas a eles durante o tempo escola representando a continuidade do processo de formação.
O acesso ao programa é via vestibular voltado para a população especificada pelo Art. 13 do decreto nº 7.352/10. O corpo docente conta com professores efetivos do quadro da nossa Universidade que são convidados para ministrar diferentes disciplinas. Pode haver ainda seleção e convite de profissionais de outras IES.
Confira os cursos ofertados pelo programa na UESPI:
Licenciatura em Geografia
O Curso de Geografia é vinculado ao Campus Prof. Ariston Dias Lima, de São Raimundo Nonato e atende a uma solicitação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O graduado nessa área poderá atuar como professor nos sistemas de ensino público e privado na educação básica, educação de jovens e adultos, educação especial e educação do campo.
O curso tem carga horária de 3.160h distribuída em 8 semestres.
Licenciatura em Pedagogia
O Curso de Pedagogia da Terra está vinculado ao CCECA no Campus Poeta Torquato em Teresina e atende à uma solicitação Comissão Pastoral da Terra (CPT). O graduado nessa área poderá atuar em espaços escolares e não-escolares (docência, gestão, avaliação e planeamento de políticas educacionais do/para o campo).
O curso tem carga horária de 3.320h distribuída em 8 semestres.
Bacharelado em Agronomia
O Curso de Bacharelado em Agronomia está vinculado ao Campus Alexandre Alves Oliveira em Parnaíba e atende à Comissão Pastoral da Terra (CPT). O graduado nessa área poderá atuar nas unidades familiares, comunidades, associações, cooperativas e esfera pública, na administração de propriedades rurais, em postos de fiscalização em órgãos públicos; em empresas de projetos agropecuários; em indústrias de alimentos e insumos agrícolas; em empresas que atuam na gestão ambiental e do agronegócio; no setor público ou privado; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
O curso tem carga horária de 4.320h distribuída em 09 semestres.