Setor de Almoxarifado
O almoxarifado é a unidade administrativa responsável pelo controle e pela movimentação dos bens de consumo, que são registrados de acordo com as normas vigentes. A Seção de Almoxarifado é responsável pelo recebimento, estocagem, separação, expedição e gerenciamento dos bens, que são registrados e estocados no almoxarifado de acordo com as normas vigentes.
Objetivos Fundamentais:
Ao Chefe do Almoxarifado
• Supervisionar, planejar, coordenar e acompanhar as operações do almoxarifado;
• Manter contato com o setor responsável pelas compras, para planejamento e recebimento de materiais;
• Fornecer ao setor responsável pelas compras, lista de materiais em falta no almoxarifado;
• Supervisionar a limpeza e organização da área do almoxarifado;
• Organizar o almoxarifado de forma a garantir o armazenamento adequado, a segurança dos materiais em estoque, a boa conservação do material armazenado, assim como por estruturas de armazenagem do almoxarifado;
• Estabelecer critérios para o atendimento das requisições;
• Estabelecer critérios para organização dos materiais nas estruturas de armazenagem.
• Cooperar no processo de licitação;
• Examinar, conferir e receber o material adquirido de acordo com as ordens de Compra;
• Conferir os documentos de entrada de material, e liberar as Notas Fiscais para pagamento;
• Controlar e manter os registros de entrada e saída dos materiais sob guarda;
• Realizar o balanço mensal para elaboração de Relatórios de Movimento de Almoxarifado, fornecendo dados para a contabilidade;
• Fazer ocorrência de mercadorias entregues em desacordo com o empenho;
• Realizar o inventário;
• Executar outras atividades inerentes à área de competência.
Recepção de material
• Receber os fornecedores;
• Identificar no sistema se há pedido referente ao material trazido pelos fornecedores;
• Identificar se a entrega do pedido é parcial ou integral;
• Conferir se o material e a quantidade do material da nota fiscal conferem com o do pedido;
• Conferir informações do remetente, destinatário, valor e demais particularidade da nota fiscal;
• Conferir se há recibo ou boleto do material entregue;
• Checar, caso seja necessário, datas de validades e especificações do
material;
• Preencher documentação necessária para liberação do fornecedor;
• Armazenar material na área própria de recebimento;
• Atestar o recebimento na nota fiscal;
• Repassar nota fiscal e documentação para setor responsável pelo atesto e/ou pelo pagamento;
• Manter a limpeza e organização da área de recebimento;
• Zelar pela boa conservação do material armazenado na área de recebimento, assim como por suas estruturas de armazenagem;
Separação de pedidos e expedição
• Receber as requisições de material;
• Conferir e separar quantidade requisitada;
• Liberar material para o requisitante;
• Manter a limpeza e organização da área de expedição;