Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

UNATI/NUTI

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTI) são projetos de extensão que atendem a pessoas a partir de 55 anos de idade, buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida por meio da participação em atividades físicas, acadêmicas, culturais e de lazer.
O objetivo dos programas é garantir o envelhecimento ativo e saudável com atividades junto à sociedade, proporcionando a elevação da autoestima. As atividades são desenvolvidas por alunos extensionistas dos cursos de Educação Física e Medicina.

POLÍTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

No intuito de desenvolver sua missão, a UESPI visa à articulação  do tripé da universidade – Ensino, Pesquisa e Extensão, de forma a contribuir para o desenvolvimento do Piauí e para a qualidade de vida do seu povo.  

As IES, como espaço privilegiado de trabalho com o conhecimento, precisam estar comprometidas com a superação das desigualdades sociais, constitui-se, assim, exigência precípua, o enfrentamento deste desafio. Nesse sentido, é preciso estabelecer vínculo característico de relação simultânea quanto à significação dos trabalhos oriundos a uma instituição de Ensino Superior, “[…]

inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural”. (Lei n.º 10.861, art. 3º, inciso III). 

A intenção desta IES em cumprir a terceira dimensão estabelecida no processo de autoavaliação, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior, visa buscar aproximações que favoreçam a intensificação de atividades sociais, desenvolvendo programas, projetos e ações voltadas para:

pesquisa, prestação de serviços (núcleos de concursos, convênios para qualificação profissional, juizados especiais, cursos livres de extensão – inglês, libras, espanhol, etc.), intercâmbio profissional (Portugal, Itália – Verona), programas de assistência ao estudante (bolsa trabalho, programa de apoio pedagógico a pessoas com deficiência, monitorias – portadores de deficiência,), programas socioculturais (coral, balé), projetos (Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade – NUTI e a Universidade Aberta da Terceira Idade – UNATI), publicação de revista na área profissional (Interciências /CCSA).