Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI

O planejamento institucional é um modelo de decisão unificado e integrador que determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, delimita os domínios de atuação da Instituição e descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição. Desse modo, o Plano tem o propósito de integrar todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

Nessa perspectiva, a elaboração de um planejamento institucional pressupõe a adoção de modernas filosofias no sentido de habilitar diferentes organizações a utilizá-las na obtenção de uma visão de futuro e deve ser elaborado a partir da cultura da Instituição. Em essência o PDI deve responder às seguintes questões: Quem somos? O que queremos ser no futuro? Como chegaremos lá?

Para responder a essas perguntas o processo de elaboração deve ser democrático e participativo para permitir que o Plano de Desenvolvimento Institucional represente o verdadeiro contexto no qual será desenvolvido.

Com a intenção de permitir a participação de um maior número possível de docentes, discentes e técnicos administrativos, este processo prezou pela integração e pelo respeito aos princípios da democracia, permitindo que todos/as fossem ouvidos e participassem das decisões. Assim, os trabalhos realizados que resultaram nesse documento, foram constituídos de discussões, reuniões, debates, visitas in loco e acompanhamentos que resultaram no envolvimento direto de Diretores/as, Coordenadores/as/, técnicos-administrativos, alunos/as de 08 (oito) Centros e 10 (dez) Campi, totalizando a participação direta de 250 pessoas.

Para conduzir este trabalho foram criadas as Comissões:

• Comissão Central de Acompanhamento e Controle da Execução do Processo de Renovação do Credenciamento da UESPI;

• Comissão para atualização do PDI;

• Comissão para atualização do PPI;

• Comissão de Elaboração do Plano de Metas – 2012/2016;

• Comissão de atualização do Estatuto;

• Comissões Interdisciplinares para elaboração dos PDC – Plano de Desenvolvimento dos Campi e Centros;

Os trabalhos tiveram como referência os documentos do PDI e do PPI – 2007/2011, os quais foram avaliados e reformulados no sentido de atender as atuais necessidades e demandas com projeções até 2016. Assim, este documento contém o perfil e a organização administrativa e pedagógica institucional. Descreve a composição do corpo docente, dos técnicos administrativos e o apoio ao discente, bem como a oferta de cursos e o apoio a pesquisa e extensão. Apresenta, ainda, as diretrizes para realização da avaliação institucional nos próximos anos. Destaca, também, como está organizado o Núcleo de Educação à Distância e o Programa Nacional de Formação de Professores/as – PARFOR.

Nesse sentido, apresentamos o PDI da Universidade Estadual do Piauí, numa demonstração do nosso compromisso com uma universidade pública, gratuita e de qualidade para os/as cidadãos/ã piauienses.

Carlos Alberto Pereira de Sousa

Anexos:

Plano Estratégico 2022- 2026

Plano Estratégico 2017 – 2021

Plano Estratégico 2014 – 2016