#UESPI35ANOS: Professores e alunos da UESPI se destacam no desenvolvimento de pesquisas

Por Liane Cardoso

A pesquisa científica é um dos três principais pilares da Universidade Estadual do Piauí. Desde 2020, alunos e professores da UESPI realizam suas pesquisas enfrentando as restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Nesse cenário, a produção acadêmica faz-se mais necessária ainda, pois visa atender as demandas da sociedade.

“A pesquisa tem um papel muito importante para o estado e para a sociedade em geral, pois devolve, através dos resultados das pesquisas, novas tecnologias e serviços aperfeiçoados”, comentou o Professor Franklin Oliveira, diretor do departamento de Pesquisa PROP/UESPI.

O empenho dos pesquisadores pode ser comprovado através do número de pesquisas em desenvolvimento: 442 pesquisas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC – 2020/2021) e 14 produções por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI – 2020/2021). Além desses programas, a UESPI também conta com 309 grupos de pesquisas coordenados pelos docentes da instituição.

Pesquisas

O estudante Wanderson Carvalho, discente do curso de Odontologia no campus de Parnaíba, teve seu trabalho aceito pela Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico – Rev ABENO -, considerada um periódico de grande prestígio nacional. Seu artigo, intitulado “Adaptação e Produção Acadêmica em tempos de Distanciamento Social: Relato de Experiência“, é uma descrição sobre as experiências que obteve nas atividades curriculares e produções acadêmicas durante o ano de 2020. “Descrevi neste artigo sobre os eventos científicos que participei, as apresentações de trabalhos, os Webinários nacionais e internacionais, cursos EaD, submissão e publicação de artigos dentro de meu âmbito de estudo, a Odontologia”, detalhou o aluno sobre o trabalho.

Wanderson durante a apresentação de um trabalho acadêmico

Outra pesquisa de destaque é a do grupo de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos, coordenado pelo professor Francisco das Chagas, que identificou substancias no Buriti e no Jaborandi com capacidade de inibir a Covid-19. O estudo teve destaque até mesmo no Japão e na Ucrânia, onde inclusive, no mês de agosto irá apresentar sua proposta.

Em Junho deste ano, docentes e discentes do curso de Agronomia, campus Uruçuí, lançaram um compilado de suas pesquisas e estudos apresentados no I EXPOJUR – Extensão e Pesquisa Junto ao Produtor: Semeando o conhecimento em campo. O conhecimento científico dos pesquisadores foi transformado em instruções práticas para orientar produtores e agrônomos em diversos segmentos da agricultura.

“O livro apresenta os resultados de nossas pesquisas e também as experiências dos nossos alunos”, destacou a professora Marlei Rosa dos Santos. O ebook está disponível para download no site da editora da UESPI.

EdUESPI

Assim como o Livro de Anais publicado pelos pesquisadores de Agronomia, desde que foi inaugurada a Editora da UESPI já lançou diversas obras. Por isso é importante destacarmos a contribuição da EdUESPI nas produções científicas, visto que muitos trabalhos acadêmicos ganham visibilidade através dela.

Confira as publicações no site da Editora

Lives e Podcast

A Assessoria de Comunicação da UESPI realiza um quadro de Lives, intitulado de #ContaPraGente, semanalmente no canal do Youtube UESPI Oficial. A proposta visa apresentar os diversos projetos dos alunos para a comunidade acadêmica e também para o público externo. Desde fevereiro, vários uespianos já contaram sobre suas produções e, através disso, ganharam mais visibilidade na sociedade.

Letícia Braz participou de uma edição do #ContaPraGente e apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Mapeamento de Homicídios em Teresina. “Depois da Live, várias emissoras de TV entraram em contato, dizendo que assistiram a transmissão e pediram para realizar entrevistas comigo sobre o assunto”, relatou a aluna entusiasmada com a repercussão do seu projeto.

A live aconteceu no mês de maio

A Ascom também produz o Uespi Podcast e em seu episódio #42 destacou a Produção de pesquisas em tempos de Pandemia. O entrevistado foi o Professor Franklin Oliveira, diretor do departamento de Pesquisa PROP/UESPI.