O encontro pedagógico “Subprojetos em evidência” do PRP visitou os campi de Oeiras, Picos e Floriano

Por Giovana Andrade

O evento pedagógico denominado “Subprojetos em evidência” foi uma iniciativa que reuniu as diversas licenciaturas do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UESPI, visando compartilhar os projetos desenvolvidos em cada campus. As visitas técnicas tiveram início no Campus Profa. Dra. Josefina Demes – Floriano com o Subprojeto de Letras Português, depois passaram pelo Campus Prof. Possidônio Queiroz – Oeiras com o Subprojeto de Pedagogia e encerraram no Campus Prof. Barros Araújo – Picos com o Subprojetos de Letras Português e História. Esses encontros ocorreram nos dias 24 e 25 de agosto e contaram com a presença da Coordenadora Institucional, Profa. Dra. Kátia Magaly Pires Ricarte, docentes orientadores, preceptores e residentes de cada Subprojeto.

Imagem do evento em Picos.

Durante as visitas foram compartilhadas as experiências adquiridas ao longo do programa, sendo essas experiências refletidas à luz dos conceitos metodológicos e didáticos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). A importância da postura profissional e do alinhamento com os objetivos e princípios do PRP foram ressaltados, além da promoção da formação técnica e da conexão com a realidade de cada região.

Esses encontros presenciais ofereceram ao público a oportunidade de compreender a história e os objetivos da residência pedagógica, culminando na apresentação das atividades e projetos desenvolvidos pelos diferentes cursos. A integração de conhecimentos e práticas educacionais nas escolas de campo, bem como por meio dos relatos de experiências, evidenciou o progresso e a contribuição do programa na formação inicial dos professores.

Também foram discutidos conceitos voltados para o desenvolvimento de uma educação crítica emancipatória, visando envolver os docentes em formação, preceptores e alunos da educação básica. A proximidade entre os Subprojetos dentro do mesmo campus promoveu maior corresponsabilidade, estimulou abordagens multidisciplinares e interdisciplinares, além de criar espaços específicos para discussões e a exploração de diversas metodologias.

Imagens do evento em Oeiras.

Segundo coordenadora Institucional, Profa. Dra. Kátia Magaly Pires Ricarte, através desses encontros presenciais, a teoria e a prática, fundamentadas na proposta do programa Residência Pedagógica, foram integradas ao avaliar as contribuições diretas e indiretas provenientes das atividades desenvolvidas até o momento. A oportunidade foi aproveitada para reforçar a importância da imersão docente e da relevância das vivências nos três pilares da educação: ensino, extensão baseada em projetos e pesquisa.

“As percepções docentes “novas” dentro da sala de aula e em relação à comunidade, a interação e inovação metodológica, a incorporação de aspectos de formação psicossocial e científica nos conteúdos de cada Subprojeto, o respeito pelas diferenças e a partilha de experiências do primeiro módulo até o presente momento, continuaram sendo pontos fortes das discussões”.

A análise das atividades realizadas até o momento do evento reafirmou a importância significativa desse programa para o processo de formação inicial docente, para a qualidade dos profissionais formados, para as metodologias aplicadas e para o currículo construído pelos futuros educadores desta instituição de ensino superior.

Imagens do evento em Floriano.