Por Vitor Gaspar
“Com o novo laboratório, os alunos estão colocando em prática o que estão aprendendo em sala de aula, o que facilita o aprendizado, como a resolução de problemas do cotidiano”, afirmou o Prof. Constantino Neto sobre o novo laboratório instalado no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), em fevereiro deste ano.
Para o Docente do Centro, o novo laboratório vem sendo aproveitado de forma positiva, porque os discentes podem explorar programas de simulação, softwares de análise de dados, design gráfico, programação, entre outros, que são relevantes para suas áreas de estudo. O acesso a computadores, software especializado e recursos digitais essenciais para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.
Esse investimento em tecnologia e modernização dos campi e Centros está promovendo o aprendizado prático, estimulando a interação e colaboração entre alunos e professores dos cursos e impulsionando a pesquisa científica.
No aprimoramento de suas instalações educacionais com a inauguração de novos laboratórios, a UESPI está dando um importante passo para a formação de sua comunidade estudantil nas esferas do ensino, pesquisa e extensão. Ao todo, a Administração Superior já inaugurou 06 dos 18 laboratórios previstos. Já foram contemplados com o novo espaço tecnológico os campi das cidades de Floriano, Corrente, Parnaíba e, em Teresina, no Campus Torquato Neto nos Centro de Ciências da Natureza (CCN), Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
CCN – Centro de Ciências da Natureza
Os laboratórios fornecem um ambiente de aprendizado prático, onde os estudantes podem aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Essa abordagem de ensino baseada em experimentação contribui para uma compreensão mais profunda dos conteúdos e promove o desenvolvimento de habilidades práticas. Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar situações reais e enfrentar desafios práticos, preparando-os para o mercado de trabalho e para a carreira acadêmica.
No Centro de Ciências da Natureza (CCN) são realizadas atividades computacionais voltadas para pesquisas bibliográficas. Por exemplo, os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), na área de química, desenvolvem um trabalho no qual ensinam os alunos do primeiro período a como fazer uma revisão bibliográfica em bancos de dados e ainda os auxiliam na realização de pesquisas, navegação pelos bancos de dados e compreensão de normas específicas das revistas científicas, como as referências e as regras da ABNT.
Para falar sobre isso, o estudante do 8º bloco, Vicente Neto, integrante do PET Química e idealizador do projeto, comenta que o minicurso de relatório teve um feedback muito positivo por parte dos discentes que participaram das aulas. “Por serem do 1º período, eles não tinham muito conhecimento de como organizar um relatório, então, nós explicamos sobre como eles poderiam utilizar as normas e se referenciar. Também aprenderam sobre os bancos de dados mais utilizados”, finaliza.
Além disso, são oferecidas aulas aos estudantes de graduação, onde eles aprendem a utilizar programas computacionais tanto para o ensino, como para a pesquisa. Para o Coordenador do laboratório do CCN, Prof. Dr. Francisco das Chagas, essas ferramentas são essenciais para o desenvolvimento acadêmico. Segundo ele, o laboratório também abriga disciplinas que exploram as novas tecnologias, como recurso no processo de ensino-aprendizagem, sendo um exemplo a disciplina de Química Quântica, onde os discentes aprendem sobre interações moleculares e realizam cálculos de ligações químicas, complementando o conteúdo teórico com práticas virtuais.
“Estamos focados no ensino e planejamos oferecer projetos de extensão, onde os alunos terão a oportunidade de participar como monitores, ensinando outras pessoas a utilizarem softwares importantes para químicos e físicos. Durante as férias ou fora do período regular de estudos, eles poderão aprimorar seus conhecimentos em programas como o Excel, essencial para interpretação e criação de gráficos científicos. Essa aquisição é uma excelente contribuição para a formação dos alunos e para a execução de pesquisas em colaboração com seus professores. Estamos empolgados com essa nova oportunidade que a universidade proporciona para o crescimento dos alunos”, encerra o docente.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
O Professor Allen da Costa Araújo, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), destaca que o laboratório do Centro funciona tanto para auxiliar os professores, quanto para oferecer aos estudantes um espaço de estudo. Ele fica aberto durante a manhã e quando não há reservas pedagógicas por parte dos professores, fica disponível para à comunidade. Assim, os alunos podem, tranquilamente, acessar as máquinas que estão sempre disponíveis para uso.
“O nosso laboratório está sendo utilizado para melhorar a parte pedagógica. Em vez de o professor trazer conteúdo da tela do computador dele ou acessar a internet em sala de aula, o laboratório permite que o professor faça isso junto com os alunos. Essa abordagem não se limita apenas ao ensino. Os laboratórios são abertos à comunidade quando não estão sendo utilizados para atividades pedagógicas e isso permite que os alunos do Centro, bem como outras pessoas interessadas, acessem as máquinas e utilizem-nas para estudo e pesquisa”.
O espaço também desempenha um papel importante no apoio ao ensino e aprendizado dos alunos de Ciências Contábeis, proporcionando um ambiente propício para a prática, pesquisa e aquisição de habilidades relevantes para a área. Para falar sobre isso, a discente Maria Clara Cardoso, do 6º bloco, afirma que com as atividades desenvolvidas nos computadores foi possível levar para o cenário prático as atividades do curso. “O uso do laboratório para as aulas práticas é fundamental, uma vez que a utilização dos computadores ajuda a aprimorar os nossos conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula”.
A inauguração dos novos laboratórios de informática nos Centros e Campi da UESPI mostra o compromisso da Universidade em promover um ambiente de aprendizado qualificado para os estudantes. O cronograma de inauguração é feito em parceria entre os diretores de Campi e Centros com a Administração Superior. Todos os laboratórios seguem um padrão de construção, que foi elaborado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da UESPI. Os recursos são de bancada e contrapartida do Tesouro Estadual.
Confira as fotos de inauguração nos Campi da UESPI