UESPI inaugura novo laboratório de informática no Centro de Ciências da Natureza (CCN)

Por Vitor Gaspar

Na manhã desta quarta-feira (19), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou o novo Laboratório de Informática do Centro de Ciências da Natureza (CCN), no campus Poeta Torquato Neto em Teresina. O laboratório será utilizado para apoiar atividades de ensino, pesquisa e cursos de extensão do centro, que atualmente conta com 400 alunos, 67 professores e 20 servidores.

O novo espaço foi projetado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da Uespi (DENG) e tem aproximadamente 29 metros quadrados, com 16 computadores que foram adquiridos com emendas de bancadas em contrapartida do tesouro estadual.

A Administração Superior da Uespi está empenhada na modernização tecnológica e já inaugurou três laboratórios nos campi de Floriano, Corrente e no Centro de Tecnologia e Urbanismo do Torquato Neto (CTU). Ao todo, serão inaugurados 18 laboratórios.

O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente na cerimônia e ressaltou o compromisso da UESPI em modernizar a instituição para que todos possam ter acesso a essas melhorias e estes benefícios. O professor ressaltou  que todos os campi e centros serão contemplados com um laboratório.

“Vamos trabalhar para que possamos dar suporte, estrutura e também para que a gente acompanhe o ritmo de desenvolvimento do Estado, que está trabalhando com a mediaçãoda tecnologia, buscando essa evolução em todos os órgãos. Então, colocamos os instrumentos a disposição dos estudantes para que eles possam fazer as interfaces com as várias áreas do conhecimento. Essa é uma pauta do Governo e da nossa gestão”, encerra.

Momento do descerramento de placa ao lado do laboratório

O CCN tem um papel importante na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento científico em áreas essenciais para o desenvolvimento do país, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o avanço da ciência e da tecnologia. A UESPI oferece cursos de graduação em Biologia, Física, Química e Matemática, além de programas de pós-graduação nas mesmas áreas.

Segundo o Diretor do Centro, o Prof. Manoel Gabriel, esse será um espaço a mais para que o conhecimento seja compartilhado dentro e fora das UESPI, além de melhorar o aprendizado de acordo com as atividades que serão atribuídas. “O CCN hoje está entre os centros em que há maior produtividade no que diz respeito a pesquisa e a extensão. Dessa forma, entendemos que esse laboratório vai ajudar tanto a melhorar à instituição, como melhorar o ensino dos nossos alunos”.

O Diretor do CCN Manoel Gabriel, sendo cumprimentado pelo Reitor

O Prof. Reginaldo Santos, Coordenador do curso de Química, comenta que existem algumas disciplinas que fazem o uso de alguns programas e de softwares que agora podem ser apresentados aos alunos de forma coletiva. “Agora, temos a oportunidade de mostrar imediatamente ao aluno, como um tutorial mesmo, o uso dessas tecnologias que o curso exige”.

O coordenador do curso de Física, Antônio Filho, falou sobre a contribuição que o laboratório vai trazer aos estudantes. Segundo ele, a estrutura é necessária para que os discentes possam colocar em prática ações de disciplinas que precisam do uso desses equipamentos. “A expectativa é enorme para que a gente possa utilizar o espaço e, a partir disso, potencializar os conteúdos e que possam visualizar melhor todas essas práticas”.

A inauguração do novo laboratório pode trazer muitos benefícios para os estudantes, pois permite a realização de experimentos práticos e aprimora a qualidade do ensino, além de possibilitar a realização de pesquisas em áreas diversas. Para falar sobre isso, o estudante Júlio Lima, do 8º bloco, representante discente do curso de Física, comenta que a partir de agora eles poderão analisar melhor alguns comportamentos físicos que são possíveis de visualizar através dos recursos dos computadores. “Com a inauguração desse laboratório, a instituição vai disponibilizar para nós estudantes uma maior segurança e também no contexto da tecnologia para que se possa desenvolver e observar tudo o que for exigido nas disciplinas”.

Os estudantes utilizando os novos computadores

O objetivo dessa realização é reafirmar o compromisso da Universidade com a qualidade do ensino e a promoção do desenvolvimento tecnológico no estado.