LAPEN realiza Live sobre Crimes Virtuais no dia 09 de julho

Por Liane Cardoso

A Liga Acadêmica de Direito Penal – LAPEN -, do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí, realizará no dia 09 de julho, a partir das 17h, uma Live sobre Crimes Virtuais na página do Instagram @lapenuespi.

Na transmissão estará presente o professor Neto Cunha, doutor em Engenharia Biomédica e mestre em segurança de redes, CEO da empresa The Forense, responsável por auxiliar os cidadãos com segurança digital. “A live contará com a apresentação do professor sobre a sua vivência trabalhando com crimes virtuais e as particularidades deste ramo do direito”, destacou Giovanna Luiza, integrante da LAPEN.

Segunda a professora Sheila Andrade, orientadora do grupo, no Brasil são poucas as leis que protegem a segurança do usuário brasileiro. As mais conhecidas são a Lei Carolina Dieckmann, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de dados. O foco mais recente tem sido as “fake news”, mas a carência de uma definição precisa e de uma punição prevista dificultam o avanço do combate.

“Em tempos de uso contínuo de plataformas digitais, tais como as redes sociais, aplicativos, agendas virtuais, a acessibilidade tornou-se uma facilitadora das atividades cotidianas. Todavia, ao mesmo tempo, também podem trazer consequências danosas aos seus usuários, pois fica cada vez mais claro o impacto que as ferramentas digitais têm no mundo real. Usar essa ferramenta de maneira inadequada também acarreta no cometimento de crimes virtuais”, explicou a docente.

Acesse o Instagram da Liga e saiba mais sobre esse tema e também sobre outros assuntos sociais relevantes.