Os grandes eventos de pesquisa da UESPI estão chegando!!! Confira a programação.

Por Clara Monte

Está chegando o grande momento do campo da pesquisa na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), vai ter início o XXIV Simpósio de Produção Científica (SPC) no XXIII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e no II Seminário de Inovação Tecnológica (SIT).

Neste ano, as atividades ocorrerão no formato híbrido entre os dias 16 e 18 de outubro com as apresentações presenciais, sendo realizadas no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba-PI.

O Diretor do Departamento de Pesquisa, Professor Gustavo Gusmão, afirma que os participantes inscritos no Seminário de Iniciação Científica com cursos sediados em Parnaíba deverão comparecer pessoalmente para realizar as apresentações. Para os estudantes de outros campi, a participação presencial é opcional, exceto quando seus trabalhos forem escolhidos pelo Comitê Interno de Pesquisa para apresentação oral e concorrência aos prêmios por área. Neste grupo, somente alunos da UESPI que conduzem projetos de PIBIC e PIBIT podem se envolver.

“Este evento tem como propósito a divulgação dos resultados das pesquisas e inovações promovidas pelos docentes e discentes de nossa instituição, com foco especial naqueles vinculados aos programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Além disso, a busca envolve não apenas os específicos em iniciar suas atividades de pesquisa, mas também promover a interação dentro da comunidade acadêmica científica da UESPI, bem como de outras instituições”.

De acordo com a programação divulgada pela PROP, no primeiro dia de evento, pela manhã, será realizada a Solenidade de abertura e apresentação cultural. Pela tarde, ocorrerá Sessão de Pôster Presencial II Áreas: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia. Na terça-feira(16), acontecerá palestras, Sessão de Pôster Presencial, Sessões assíncronas de vídeo pôsteres e Comunicações Orais II (por Videoconferências)  II Áreas: Ciências da Saúde, Multidisciplinar, Ciências Biológicas.

No último dia de evento, pela manhã, a programação terá as palestras: “Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural de Parnaíba-PI e suas potencialidades turísticas”, e Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e Comitê de Ética no Uso de Animais. Pela tarde, Sessões assíncronas de vídeo-pôsteres, comunicação Orais (por Videoconferências), e Sessão de Pôster Presencial III Áreas: Áreas: Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas.

Programação Simpósio (5.1)

Para mais informações acesse o edital.