Docente do CFAF/UESPI é selecionado para intercâmbio nos EUA

Giovana Andrade

O Professor Raimundo Nonato Sousa, Formador institucional do Centro de Formação Antonino Freire (CFAF-UESPI) foi selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos –PDPI(CAPES/FULBRIGHT).

PDPI é desenvolvido em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, do governo dos EUA. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com estudo e prática da língua inglesa na metodologia de ensino de inglês como língua estrangeira, bem como exposição à cultura e sociedade dos EUA.

O resultado final foi divulgado pelo CAPES com relação de 371 educadores de língua inglesa que participarão do Programa. A relação faz parte do Edital n° 30/2019, retomado pela CAPES em abril deste ano, após ficar suspenso devido a pandemia de COVID-19.

As atividades acadêmicas nos EUA estão previstas para acontecer entre 16 de janeiro e 24 de fevereiro de 2023.

O docente destaca está muito empolgado para participar do terceiro nível do programa, que é a ultima etapa de um conjunto de três, intermediário, I e II e avançado. ” Em 2013, participei do programa no nível intermediário II. Nesta etapa se estuda Metodologias de ensino em TESOL e EFL, Cultura Norte Americana por meio de seminários e viagens”.

Ele afirma ainda que esta capacitação se reveste de um significado muito particular para ele que atua como professor formador de professores de inglês, cujo público são docentes da Rede Estadual de ensino do Piauí. “Está buscando novas Metodologias, em especial as metodologias ativas, irão impactar minha prática de professor e de Formador, até porque professor Formador é algo se faz por meio das práticas e nisso, eu acredito que me ajudará a aumentar a minha capacidade de atuação em serviço”.

O programa é financiado pelo Ministério da Educação – MEC , por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, administrado pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), e conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED