Curso de Pedagogia realiza ação lúdica para alunos

Por Arnaldo Alves

A professora Airan Rocha, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Heróis do Jenipapo – Campo Maior, realizou uma ação com os estudantes da disciplina de Lúdico e Educação.

Alunos do curso de Pedagogia

A atividade foi idealizada em alusão ao dia do pedagogo (a), comemorado na última sexta-feira (20). A programação do encontro contou com confecção de materiais infantis, palestras, entre outras dinâmicas.

De acordo com a professora responsável pela ação, Airan Rocha, o objetivo da ação foi refletir a importância do pedagogo para a formação humana e valorizar a pedagogia enquanto epistemologia formativa.

“Após seminário temático da disciplina, refletimos sobre a importância desse profissional para a educação e para a sociedade. Também analisamos os seus diferentes campos de atuação, através de roda de conversa e para finalizar foi disponibilizado um material para confecção de cartazes que representasse o dia do Pedagogo”, explica a docente.

Discente durante a realidade das atividades

Para o estudante do 2° período do curso de Pedagogia, Matheus Araújo, a dinâmica realizada em sala de aula foi de grande importância.

“A atividade foi bem interessante pois na confecção dos cartazes podemos refletir sobre como a atuação do pedagogo é fundamental para a construção de uma sociedade, e que apesar de todos os ataques que a educação sofre diariamente, serviu para nos dar força por quê como diz Paulo freire, a educação é um ato de coragem”, ressalta.

Ações

Essa não é a primeira atividade do período desenvolvida pelo curso de Pedagogia do campus Heróis do Jenipapo. No mês de abril, a coordenação fez uma acolhida para os calouros e veteranos do curso, que contou com apresentações do PIBID e do Residência Pedagógica, dinâmicas organizadas pelos estudantes, sorteio de livros e tour no campus.

A atividade também contou com a presença do projeto Biblioteca Móvel, organizado pela docente, Drª Ana Gabriela Nunes. conta com um acervo de quase 400 obras literárias adquiridas através de doações e levados para escolas, praças e várias regiões do Piauí por meio de uma Kombi.