Curso de Odontologia da UESPI realiza ação de prevenção a saúde bucal em Parnaíba

Por Vitor Gaspar

Em alusão as comemorações do Dia do Dentista, o curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizou uma ação de prevenção e promoção de saúde bucal na Praça da Graça, centro comercial de Parnaíba. Intitulada “Sorriso vai à Praça”, a atividade foi realizada durante todo dia 08 de novembro, sendo organizada pela professora Ângela Ferraz com a colaboração dos professores Carlos Falcão, Antonione Pinto e da Coordenadora do Curso de Odontologia professora Brunna Verna. Além disso, o projeto teve o apoio da direção do campus de Parnaíba e do Conselho Federal de Odontologia.

Docentes e discentes do curso de Enfermagem

A participação ativa de 62 acadêmicos do curso possibilitou a abordagem de cerca de 400 pessoas, onde foram trabalhados os temas de prevenção da cárie, prevenção da candidíase e pré-natal odontológico, assim como o auto exame preventivo ao câncer de boca, em virtude da campanha nacional Novembro Vermelho.

De acordo com a professora Ângela Ferraz, a população foi orientada de que o curso executa tratamentos gratuitos na Clínica Escola de Odontologia e as necessidades específicas evidenciadas foram encaminhadas para atendimento. A equipe também fez a entrega de panfletos sobre todos os temas abordados e realizou a doação de escovas de dentes.

“A comunidade foi receptiva, atenta às informações repassadas e demonstrou interesse no atendimento clínico. A participação de crianças também foi destaque, macromodelos e fantoches foram utilizados para orientação de forma lúdica. Para os acadêmicos, estas ações diretas na comunidade permitem desencadear processos de mudança das práticas de saúde, tornando-os  mais sensíveis aos problemas da realidade local, aspecto relevante para que os profissionais de saúde em formação executem atendimentos cada vez mais humanizados”.

Itens utilizados para o trabalho de divulgação

O curso de odontologia na UESPI oferece muitas oportunidades, desafios e recompensas para os estudantes. Atualmente, essa é uma profissão em rápida transformação e expansão, assim como grande parte das atuações na área da saúde servindo aos cuidados primários na linha da frente da prevenção de doenças, intervenção e promoção do bem-estar.

Criança sendo orientada a forma correta de escovação

Segundo a discente Paula Rodrigues, a relevância da iniciativa reflete não apenas na melhora de sua formação acadêmica, mas também na oportunidade de interagir diretamente com a comunidade. O propósito do evento “Sorriso vai à Praça” vai além de disseminar informações sobre saúde bucal, buscando integrar diversos projetos de extensão em que os alunos da Uespi estão envolvidos, abrangendo desde iniciativas de prevenção de cáries, como o Odonto Uespi, até ações de conscientização contra o câncer de boca.

“Tudo isso, atua positivamente na nossa formação profissional, e na nossa visibilidade perante a sociedade, uma vez que o dentista, muitas vezes é visto apenas como um profissional que extrai dentes, e esse tipo de ação mostra para a sociedade, que a profissão vai muito além disso”, afirma a estudante do 7º bloco.

Os dentistas costumam ser os primeiros profissionais de saúde a reconhecer e identificar uma ampla variedade de doenças, principalmente porque tratam problemas que afetam os dentes, tecido gengival, língua, lábios e maxilares.