“A educação é o principal meio de alavancar a vida de qualquer pessoa”

Por Anny Santos

A UESPI, assim como seus professores, teve um papel fundamental na minha conquista para o mestrado, por meio tanto do excelente ensino, quanto pelo apoio e incentivo que os professores nos dão. Estes, em especial os da biologia, foram essenciais na minha formação como profissional e incentivadores a sempre seguir em frente. A educação é o principal meio de alavancar a vida de qualquer pessoa, pois com ela você consegue dar um rumo melhor para sua vida, sua família e para a sociedade em que vive. É sem dúvidas um instrumento de transformação”, afirmou o egresso Michael Anderson Teneu Costa, do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do campus Poeta Torquato Neto.

Michael Anderson  foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR) da UFPI, com linha de pesquisa Diagnóstico e Terapêutica, em Medicina Veterinária, e fez questão de contar sua história como mais uma prova da importância da Educação para a formação crítica e cidadã.

Enquanto estudante, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), Monitorias e Programas de Extensão ofertados pela Universidade. Para ele, receber a notícia da aprovação tanto na graduação, assim como no mestrado, foi um momento ímpar e de grande satisfação, porque se dedicou e destinou seu tempo para os estudos.

Segundo Michael Costa, os egressos do curso de Biologia também são o futuro da pesquisa. Além disso, ele acredita que estes irão sempre dar o melhor nos campos que estiverem atuando. “Desde o início, assim que vivenciei as primeiras matérias e o primeiro contato com o laboratório, soube que estava no curso certo. Sempre tive uma ligação forte com a Biologia. Com a vivência do curso pude perceber que estava realmente no lugar certo”.

Para os alunos que estão ingressando no curso e na UESPI, o egresso deixa uma mensagem especial de felicitações e incentivo. “Desejo que aproveitem cada momento da graduação, que participem de tudo que a instituição lhe proporcione e que sempre olhem para a frente. Agradeço muito a UESPI por tudo que me proporcionou ao longo desses 4 anos de graduação e aos professores pela dedicação e incentivo. O que posso oferecer é ser um profissional dedicado e ético. Sempre irei carregar o nome da instituição com imenso carinho”.

A educação é o melhor caminho para construir um futuro melhor para nosso Estado e nossa sociedade. É o fator transformador da realidade e deve ser buscada constantemente como o princípio fundamental de todos os projetos. A UESPI atua proporcionando uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento educacional, social, econômico, ambiental e cultural do Piauí.