UESPI TECH: projeto moderniza os exames de radiografia na Escola de Odontologia em Parnaíba

Por João Fernandes

O projeto “Implementação da Radiografia Digital no Atendimento Infantil de Uma Clínica Escola de Odontologia” também foi um dos 20 projetos aprovados no Edital UESPI TECH. O projeto deve receber um aporte financeiro de 25 mil reais que irá ajudar a fomentar as atividades da Clínica Escola de Odontologia, de Parnaíba, aplicando a radiografia digital como ferramenta de estudo.

A radiografia digital possibilita um diagnóstico mais preciso, detalhado, uma melhor visualização das estruturas bucais e facilidade na identificação de problemas de saúde bucal. Portanto, a adoção da radiografia digital no ensino odontológico não apenas acompanha as tendências tecnológicas atuais, mas também oferece benefícios significativos em termos de aprimoramento no diagnóstico, realização de estudos mais detalhados e otimização de recursos, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e atualizados na área da odontologia.

De acordo com a professora Dra. Ana de Lourdes Sá de Lira,  coordenadora do projeto, a pesquisa destaca inúmeros benefícios da radiologia digital, como menor exposição radiográfica, redução do descarte de materiais e facilitação do diagnóstico. Além disso, ela ressalta a importância da pesquisa para a formação acadêmica em odontologia.

“A gente espera, com esta pesquisa, comprovar a eficácia da radiografia digital sobre a radiografia convencional na odontologia. E isso é de suma importância para os alunos de graduação, porque uma vez que a radiologia digital tem grandes benefícios, tanto para o paciente quanto para o profissional que irá trabalhar com equipamentos modernos. Além disso, o paciente terá menor exposição radiográfica e menor possibilidade de repetições das tomadas radiográficas, a chance de erro é menor”, destaca.

A docente explica ainda que a radiografia digital, por ser uma técnica de rápida execução e capaz de racionalizar recursos, apresenta benefícios econômicos ao reduzir custos e otimizar o tempo de trabalho. “A implementação da radiografia digital na graduação em odontologia pode humanizar o atendimento ao paciente, reduzir a dose de radiação e o tempo de exposição durante os exames radiológicos, resultando em diagnósticos de maior qualidade. Além disso, a rapidez de execução da radiografia digital contribui para a eficiência dos procedimentos clínicos”, ressalta.

Segundo a coordenadora, além de modernizar todos os procedimentos realizados, os recursos do edital UESPI TECH ajuda a fomentar as atividades da clinica. “Na verba obtida compramos um scanner laser que tem a finalidade de leitura pós-exposição radiográfica com as placas hidro-orartic e armazenamento de fósforo. Assim, o método da nossa pesquisa vai ser utilizar esse sistema radiográfico digital. Então, as crianças vão ser radiografadas com a tecnologia convencional e por esta técnica de radiografia digital”, pontua.