UESPI TECH: Projeto “Desenvolvimento de ferramenta digital para manejo de pragas em feijão caupi”

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Corrente, promove o Projeto “DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DIGITAL PARA MANEJO DE PRAGAS EM FEIJÃO CAUPI”. A iniciativa recebe suporte financeiro do edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 (UESPI-TECH), que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento.

Atividade em campo

O projeto, liderado pelas professoras de biologia Maria Andréia Nunes e Helena Carolina Onody, em parceria com o colaborador externo, Natanael Felipe Nunes, tem como objetivo principal a criação de um aplicativo que auxilie os produtores locais na identificação e controle eficaz das pragas que ameaçam suas plantações.

Coleta de dados

Segundo a Profa. Maria Andréia Nunes a maioria dos produtores na região são agricultores familiares, cuja produção é destinada principalmente à subsistência ou pequenos comércios locais. De acordo  com ela, muitas vezes, esses agricultores não recebem assistência ou são alvo de pesquisas por parte das grandes empresas do setor agrícola. O aplicativo em desenvolvimento visa preencher essa lacuna, fornecendo informações relevantes diretamente aos produtores familiares, contribuindo assim para a melhoria de sua qualidade de vida e para a sustentabilidade de suas práticas agrícolas.

Euschistus heros

Crenocerus Sanctus

“A expectativa é que essa iniciativa proporcione aos pequenos produtores e agricultores familiares acesso a informações valiosas, ajudando-os a identificar problemas em suas plantações e a buscar assistência quando necessário. O aplicativo será uma ferramenta essencial para fortalecer a agricultura local e promover práticas agrícolas mais conscientes e sustentáveis”.

Parque da equipe do projeto

Até o momento atual da execução do projeto já foram coletados dados e os envolvidos estão na fase de identificação das pragas e construção da base de dados. Uma colaboradora voluntária nesse processo é a aluna de biologia, Carla Cristina, que se engajou ativamente na coleta de dados, despertando um entusiasmo por novos conhecimentos.

“Desde que entrei na universidade, tenho buscado constantemente conhecimento. Participar voluntariamente deste projeto significa para mim uma oportunidade contínua de aprendizado. Tenho aprendido diversas técnicas de coleta, e cada nova coleta representa uma nova conquista para mim. Visitar diferentes plantações de feijão, coletar amostras e etiquetá-las posteriormente no laboratório têm sido partes essenciais do processo. Esta participação voluntária é importante para o meu desenvolvimento acadêmico, especialmente considerando as demandas práticas do curso de Biologia. Além disso, é gratificante observar o entusiasmo dos moradores das áreas visitadas em contribuir para a ciência”.