UESPI-TECH: pesquisa pioneira em Inteligência Artificial no Piauí

Por: Danilo Kelvin

Lançado em 21 de agosto de 2023 pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP) e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 – Chamada Interna de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica (UESPI-TECH) impulsionou 20 projetos de inovação.

Cada projeto contemplado recebeu R$ 25 mil, totalizando um orçamento de R$ 500 mil. O objetivo do edital é impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento dentro da Universidade.

O professor Doutor Orlando Berti, docente do curso de jornalismo, Campus Poeta Torquato Neto, na cidade de Teresina, foi contemplado com os recursos do edital. Esse valor foi utilizado para a compra de equipamentos em seu projeto “Laboratório de Inteligência Artificial em Jornalismo (LIAJ)“. O edital financia diretamente o tripé da extensão, um dos pilares do desenvolvimento do alunado da Universidade Estadual do Piauí.

Prof. Dr. Orlando Berti autor do projeto

“É mais que importante e necessário, principalmente porque instiga a produção de conhecimento e o desenvolvimento do nosso Estado e de nossos fazeres, ampliando e dando respostas à sociedade, ajudando a cumprir o papel da universidade pública”, enfatiza o pesquisador.

Os recursos do edital possibilitam que cada pesquisador faça investimentos significativos na aquisição de itens necessários para o desenvolvimento do projeto. No caso do Prof. Dr. Orlando Berti, um espaço está sendo montado para receber o grupo de pesquisa, além da aquisição de tecnologia necessária, já que o LIAJ trabalha com Inteligência Artificial e processamento de dados. “Principalmente computadores modernos, de boa velocidade e bom processamento de dados, interconectados com as mais modernas plataformas de mediações informacionais de Inteligência Artificial, colocando o LIAJ da UESPI como um dos pioneiros a fazer isso em todo o país”, comenta.

Contribuição para o Cenário comunicacional no Piauí:

De forma pioneira, o LIAJ desempenha um papel fundamental em sua pesquisa, especialmente considerando a rápida adoção de novas tecnologias pela sociedade. “Por si só, o Jornalismo é um mundo que merece ser estudado e acompanhado, principalmente em sua interface prática. Tenho todo o respeito pelas necessárias conexões teóricas, mas, na atual conjuntura, velocidade e cenário pós-pandêmico, precisamos oferecer respostas práticas sobre impactos, estratégias e vivências. Isso não só para a imprensa em si, mas para toda a sociedade”, afirma o pesquisador.

Além disso, segundo o pesquisador, os impactos serão voltados para a população e imprensa, visando utilizar a Inteligência Artificial de forma ética e inclusiva. “Principalmente oferecendo relatórios, livros, artigos científicos e interconexões com outras investigações de outros grupos de pesquisa, sempre visando o compartilhamento de informações”, comenta.

Frutos do projeto LIAJ:

Inicialmente, o grupo de pesquisa está trabalhando em dois manuais e dois livros sobre a temática de Inteligência Artificial e processamento de dados, como ponto de partida.

“Para o futuro, seja ele com mais IA ou menos IA, esperamos continuar agindo e acompanhando. Graças ao Edital UESPI Tech, ao compromisso da Administração Superior e da PROP, temos conseguido implementar o laboratório, que é um dos pioneiros do Brasil e o primeiro do tipo em todo o Piauí. Isso mostra o compromisso da UESPI em investir na pesquisa, e mesmo com os problemas que vivemos, há a possibilidade, sim, de pesquisar e agir”, comemora.