UESPI TECH: Laboratório Práxis Uespi está modernizando a clínica de odontologia em Parnaíba

Por João Fernandes

O “Laboratório Práxis Uespi – Gerenciamento dos Atendimentos na Clínica Escola de Odontologia” foi um dos 20 projetos contemplados no Edital UESPI TECH. Com isso, o laboratório deve receber um aporte financeiro de R$25 mil reais, que serão aplicados nos espaços físicos e no desenvolvimento de um aplicativo que irá gerir os atendimentos da clínica da Clínica Escola, do curso de odontologia, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Parnaíba.

A clínica escola realiza atendimentos diariamente para a população parnaibana e, hoje, todos os prontuários, fichas e registros são feitos manualmente. Porém,  a partir do financiamento do Edital, o Laboratório Práxis espera criar um aplicativo para digitalizar e gerenciar os atendimentos odontológicos desenvolvidos na Clínica.

A professora Brunna Verna, coordenadora do projeto, afirma que a digitalização dos prontuários é de suma importância  para que seja feita uma base dos serviços desenvolvidos na Clínica Escola de odontologia, além do retorno em números de atendimentos e procedimentos prestados à população de Parnaíba e região.

“Hoje em dia, a gente está digitalizando esse preenchimento dos prontuários. Além de modernizar, vai ser mais fácil e rápido a atividade, porque, de forma digital, isso facilita  o uso de dispositivos eletrônicos e de um aplicativo onde o aluno também vai poder usar o próprio celular para encontrar os dados do paciente, mas, claro, obedecendo a lei de proteção geral de dados. Vamos usar essa tecnologia para a pronta confecção de planilhas para a análise do perfil dos atendimentos e do perfil do usuário que está sendo atendido”, explica a professora.

Professora Brunna Verna, coordenadora do Projeto

A coordenadora destaca ainda que o financiamento deve fomentar as atividades do Projeto possibilitando a compra de computadores que serão distribuídos na clínica e nos laboratórios, bem como, a aquisição de aparelhos de Smart TV.

“Na área da odontologia, realizamos diariamente diversos procedimentos em nossa clínica escola, tanto nas clínicas integradas quanto nas clínicas especializadas de cada disciplina. O monitoramento do número de atendimentos e procedimentos realizados é crucial, pois nos permite buscar, futuramente, uma maior aquisição de recursos e apoio junto à Secretaria de Estado e à Reitoria. Isso contribuirá também para a contínua reorganização e estruturação da nossa clínica escola”, destaca.

Para a Coordenadora o projeto vai ao encontro dos objetivos do Governo Estadual em modernizar todos os procedimentos realizados nos órgãos do Estado, já que, “atualmente, o Governo do Estado está incentivando a digitalização das secretarias e considerando a digitalização da própria Universidade.  Com a digitalização e melhor organização dos dados, todos poderão estar a par dos serviços realizados e inúmeros benefícios à comunidade, especialmente em relação aos serviços odontológicos, em especial, para aqueles que  não teriam condições de pagar por esses serviços no setor privado ou estariam sujeitos a longas filas de espera”, pontua.

Sala do Laboratório PRÁXIS UESPI, em Parnaíba