UESPI SRN: Lançamento do projeto de extensão “Meninas e mulheres encantadas”

Por Giovana Andrade

“Meninas e Mulheres Encantadas” é um projeto de extensão do campus de São Raimundo Nonato idealizado pelas professoras Marilange Ventura e Eliane Barbosa, que será lançado no dia 03 de maio, na Sala de conferência UESPI, às 19h.

O propósito é estabelecer um ambiente propício para que mulheres e participantes se reconectem com suas próprias essências, valorizando suas experiências e colaborando na construção de uma narrativa inclusiva e autêntica. Neste contexto, a literatura assume um papel fundamental como espaço de pertencimento e libertação social, permitindo que cada indivíduo encontre sua voz e se reconheça como agente ativo e autentico no mundo, capaz de contribuir significativamente para ele.

O projeto teve seu início durante uma disciplina de literatura do curso de pedagogia ministrada pela professora Marilange Ventura. Durante o curso, os alunos mergulharam em clássicos e começaram a questionar a representação feminina. Como resultado desse questionamento, as alunas se dedicaram a reescrever contos tradicionais, dando origem ao livro “História de Meninas Encantadas”. Impulsionada pela iniciativa das alunas, a professora Marilange transformou esse projeto em uma extensão, oferecendo círculos de leitura e oficinas de escrita abertas tanto à comunidade acadêmica quanto externa.

“O lançamento do projeto contará com uma roda de conversa com escritoras locais e uma apresentação musical, proporcionando um espaço para explorar a importância da vivência, leitura e escrita na desconstrução de padrões. Nosso objetivo é amplificar vozes femininas, tanto de autoras renomadas quanto locais, promovendo uma jornada de resgate e empoderamento. Nosso foco principal será a leitura de textos, especialmente aqueles de autoria feminina, com destaque para obras selecionadas que nos conduzirão através das vivências de Conceição Evaristo, uma referência tanto para mim quanto para a professora que me acompanha”.

Livro desenvolvido pelas alunas de pedagogia.

Para se inscrever basta acessar o formulário eletrônico.

As atividades que serão desenvolvidas:

Encontros mensais para discutir livros escritos por mulheres que abordem temas relevantes para o público feminino. Serão explorados diversos gêneros literários, desde ficção até biografias e livros de empoderamento feminino.

Oficinas de Escrita Criativa: Oferecer oficinas onde as participantes poderão desenvolver suas habilidades de escrita, explorando técnicas literárias e estimulando a criatividade. Serão propostos desafios e exercícios para que as mulheres possam expressar e compartilhar suas histórias.

Círculos de Leitura: Promover grupos de leitura que abordem obras literárias de autoras renomadas ou emergentes. Os círculos de leitura proporcionarão espaços para discussões e análises críticas, além de incentivar a troca de ideias entre as participantes.

Sessões de Leitura em Locais Públicos: Organizar sessões de leitura em praças, bibliotecas públicas e outros locais abertos. Essas sessões terão como objetivo chamar a atenção para a importância da leitura e democratizar o acesso aos livros, enfatizando a presença e o protagonismo feminino na literatura.

Para mais informações @mmulherencantadas