UESPI recebe a Conferência preparatória territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Vitor Gaspar

O campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), recebeu a Conferência preparatória territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que acontece em cidade cidades sede, vai servir de ponto de partida para a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, que ocorrerá no dia 26, em Teresina.

A UESPI, além das outras instituições públicas de ensino superior, como a UFPI, IFPI, Faculdade R. Sá, é parceira na organização e execução das Conferências juntamente com a  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), que conta ainda com o apoio de outras instituições de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRIZ-PI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-PI) e ainda com a cooperação e participação da sociedade civil.

Os eventos são preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá de 4 a 6 de junho em Brasília.

No Campus Barros Araújo, o evento debateu dois eixos temáticos principais, sendo o primeiro “Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos no Piauí” e o segundo, “Tecnologia para Inovação e Desenvolvimento Social”.

O Presidente da FAPEPI, João Xavier, parabenizou a comissão organizadora, destacou o evento como histórico para o Piauí. Ele afirmou que a ação vai contar com a participação de todos 12 territórios de desenvolvimento do Estado e ressaltou que essa construção envolve todo o conhecimento a temas voltadas a Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O que estamos fazendo é histórico, pois, a partir disso, vamos elaborar um documento que vai subsidiar a Conferência Regional, que ocorrerá em Recife, no dia 24 de abril e que, posteriormente, será consolidado na Conferência Estadual”.

Cada instituição de ensino está responsável por coordenar ações em territórios específicos para garantir uma representação abrangente e participativa.

Esse documento vai construir um plano de ação e estratégia de inovação no Estado. A expectativa é que o material resultante desse encontro seja posteriormente encaminhado para análise nas esferas estadual e regional nordeste, onde serão debatidos os rumos da ciência, tecnologia e inovação.

O Coordenador do Comitê Organizador da Conferência de Picos, o Prof. Tales Antão, destacou que nessa conferência, ele conseguiu reunir representantes do Governo, das instituições de ensino superior e também do setor produtivo, como representantes de indústrias, mercados e também empreendedores.

“Esse grupo vai poder contribuir e trazer as duas demandas para que a gente possa apresentar soluções inovadoras e criativas, enquanto pesquisadores, conhecer também esse mercado e buscar essa aproximação com a universidade desse setor produtivo”, afirmou.

Representantes envolvidos na organização do evento

Com o tema “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido“, a primeira conferência territorial teve início  no dia 12, na cidade de Floriano, na FAESF; hoje, dia 13 de março, na UESPI de Picos; Bom Jesus, dia 15 de março, no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE); Parnaíba, dia 19 de março, no Auditório Central da UFDPar e, no dia 21 de março, vai ocorrer no Auditório Afonso Sena do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina.

Para o coordenador da Comissão Executiva das Conferências Territoriais e Estadual, João Batista, juntar todas essas instituições de ensino no Piauí significa que todas elas entenderam a relevância e a importância de impulsionar esse desenvolvimento. “Todos esses encontros foram planejados em tempo recorde e com qualidade. Constituímos uma comissão executiva que tem sido um ponto alto em meio a todos os desafios que enfrentamos”.

As atividades serão transmitidas por meio do Canal da UESPI no Youtube

De acordo com o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, todo esse trabalho vem sendo feito com muita dedicação, principalmente, levando em consideração a importância da presença da inovação tecnológica no Estado. Segundo ele, essa já é uma realidade, tornando necessário que as instituições de ensino, como a UESPI, incorpore essas ações para se adequar bem a esse período.

“Estamos vivendo um tempo novo. O tempo da inovação, da tecnologia, da transformação social, onde o Piauí aparece como destaque na questão da produção e geração de energia eólica e solar, assim como bem avançado nos trabalhos com a tecnologia do hidrogênio verde. Essa cadeia de pesquisadores que está sendo desenvolvida vai se juntar com a cadeia produtiva para produzir esse novo momento para nosso estado”.

Em seguida, a programação seguiu com palestras que envolveram apresentações da conferência, e metodologias para formulação de propostas, projetos estratégicos para o desenvolvimento tecnológico do estado, discussões e pactuações dessas propostas, dentre outros pontos.

CONFIRA A TRANSMISSÃO COMPLETA DO EVENTO: