UESPI realiza programação para promover saúde mental para servidores

Por João Fernandes

O mês de janeiro é marcado pelo movimento “janeiro branco”, uma campanha que visa sensibilizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental. Com base nisso, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da  Pró-reitoria de Administração – PRAD e o Curso de Psicologia do Campus Torquato Neto – CCS, apresentam, no dia 31 de janeiro, o programa Saúde Mental do Trabalhador.  A ação acontecerá no Auditório do Palácio Pirajá, a partir das 9h.

O programa será conduzido por alunos do 8º bloco sob a supervisão da professora Liliane Leite Moreira e fornecerá oportunidades para discussão de temas focados na relação Saúde mental e Trabalho como, também, atendimento psicológico individual on-line àqueles que necessitam e querem ser acolhidos. Na oportunidade, os servidores iram acompanhar uma palestra com o tema “Ansiedade e Trabalho”, que está em linha com os propósitos da campanha Janeiro Branco. Quem não puder acompanhar a palestra presencialmente, poderá assistir por meio do Canal da UESPI no Youtube.

Para a discente do Curso de Psicologia,  Maria Eduarda Araújo, a iniciativa vai além de uma campanha de promoção de cuidados e busca engajar a comunidade em uma reflexão conjunta sobre a saúde mental. Ela espera desenvolver diferentes propostas de discussão sobre essa temática. “Essa etapa de estágio supervisionado durante o curso vai explorar nosso melhor em prol das pessoas que farão proveito do projeto. Com um olhar mais humanizado, a vida no trabalho poderá ser vista por outra ótica, o que vai nos auxiliar bastante durante o decorrer desse projeto. Esperamos que seja uma iniciativa promissora para a Universidade”, destaca.

Já a discente Marina Alves lembra que o projeto tem muito potencial, tanto para os servidores quanto para os alunos. “Vai ser uma oportunidade incrível de pôr em prática o que aprendemos na universidade. Sabemos que o trabalho é um processo desafiador, que afeta diretamente a vida do indivíduo nos mais diversos âmbitos. Saber que poderemos, de alguma forma, auxiliar na saúde mental desses trabalhadores é muito gratificante”, comenta.

Segundo a Pró-reitora Adjunra da PRAD, Rosineide Candeia, o programa possibilitará a ampliação de conhecimento dos servidores, bem como maior autoconhecimento sobre sintomas psicológicos, assim como proporcionará um ambiente de trabalho acolhedor. “O objetivo é proporcionar um ambiente propício para a discussão aberta sobre sentimentos, emoções e desafios psicológicos enfrentados pelos servidores da UESPI. Essa iniciativa é também construir uma cultura que valoriza a saúde mental como parte integral do bem-estar geral, destituindo preconceitos e incentivando as práticas saudáveis”, pontua.