UESPI inicia aulas da primeira turma do Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Cultura

Por Priscila Fernandes

O programa de Pós-graduação em Interdisciplinar em Sociedade e Cultura (PPGSC) realizou uma aula inaugural hoje (2) para receber a turma de 2022.1. O encontro aconteceu no palácio Pirajá, no campus Poeta Torquato Neto.

Abertura do encontro contou com a presença da Administração Superior

Essa é a primeira turma do programa. A seleção dos alunos contou com mais de 500 inscritos, sendo desses, 20 selecionados. A coordenadora do PPGSC, Cristiana Rocha, afirma que as expectativas para o início das aulas são as melhores.

“Daremos prosseguimento às nossas aulas de forma remota. Essa turma é muito diversificada, temos alunos dos cursos de Direito, Letras/Português, História, Geografia, dentre outros. Aqui teremos uma troca muito importante entre pesquisadores. Nesse primeiro momento, estamos organizando os grupos de pesquisa, as áreas e na execução de muito trabalho. A expectativa é que o programa se consolide e fomente a pesquisa interdisciplinar no estado do Piauí e no Brasil”, aponta.

A Giana Duarte Ferreira é egressa do curso de História da UESPI, campus Poeta Torquato Neto, e anima-se em estar de volta. Para ela, é mais uma forma de contribuir com a extensão e a pesquisa dentro e fora da universidade. “Dentro da minha graduação tive muitas oportunidades. Participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica , o PIBIC, e sempre tive essa relação próxima com a pesquisa. O momento é de muita felicidade e a consolidação de um sonho que cultivei lá na graduação! Hoje retorno para a universidade para uma pós-graduação”, ressalta.

Professores e alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra do professor Euripedes Funes

Para contribuir com suas experiências na Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Eurípedes Funes fez uma palestra na aula. A sua apresentação teve como tema “Interdisciplinaridade, História Oral e Ética”.

“Estive acompanhando os processos de elaboração do plano da pós-graduação. Hoje, estar na aula inaugural é muito gratificante. Desejo que esse programa seja amplo e fomente a área de pesquisa Interdisciplinar, que é muito importante, porque hoje um pesquisador caminha por todas as áreas ao mesmo tempo que concilia com a sua”, conta.

Além da palestra, os alunos contaram com a apresentação cultural do artista Wagner Ribeiro.

Em sua apresentação com música e poesia, o artista falou sobre o sertão do Piauí