Reitoria Itinerante: Aula Magna no campus de Corrente com a ação Reitoria Itinerante

Por Anny Santos e Giovana Andrade

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, realizou a Aula Magna do período 2022.1, com temática “Vida Universitária: a construção da Identidade Uespiana” na manhã desta quinta-feira (6).

A ação parte da iniciativa Reitoria Itinerante, que visa uma maior aproximação entre a Administração Superior e a comunidade acadêmica dos 12 campi da instituição. Os encontros visam levar o entendimento sobre o trabalho realizado, esclarecendo duvidas e observando possíveis necessidades de melhorias.

Estiveram presentes o corpo docente e discente da UESPI de Corrente e representantes da Administração Superior. Na oportunidade, a representante discente e aluna do curso de Pedagogia, Kelly França, pontuou a importância de ter sido escolhida para representar os alunos do campi e ressaltou sua passagem por diferentes programas oferecidos pela instituição.

“O que tenho a dizer para os calouros é que sejam bem-vindos. Espero que vocês possam participar ativamente dos projetos e programas que a UESPI oferece. Isso nos aproxima de outros cursos e possibilita uma boa comunicação dentro da universidade. Fiquem atentos ao PIBEU, PIBID e demais programas”.

O Reitor da nossa instituição, professor Dr. Evandro Alberto, esteve presente promovendo apoio ao trabalho que está sendo desenvolvido em Corrente. Para ele, a visita marca a atuação do projeto Reitoria Itinerante, promovendo avanços e melhorias. “Não tem sido uma tarefa fácil, mas estamos avançando. Temos que caminhar com os pés no chão, mas com palavra e compromisso. Hoje estamos com um quadro de 935 professores efetivos e isso é um avanço para a nossa universidade”.

Alcir Rocha, professor e Diretor do campi, reitera a motivação da ação ao tornar possível uma educação pública de qualidade. Segundo ele, o campus recebeu melhorias, com o apoio da reitoria, ao longo do seu período de atuação. Além disso, acredita que é importante que os campi demonstrem, através de uma melhor aplicação dos recursos e cuidados, os resultados do apoio que recebem.

“Nós iremos continuar trabalhando e esse é o meu compromisso. Conto com vocês para continuarmos fazendo um campus melhor e que os nossos cursos estejam bem acima dos índices da média do nosso Brasil”, finaliza o Diretor.

Novos equipamentos para o curso de Zooetecnica

Na ocasião o curso de zootecnia recebeu vários equipamentos entregues pelo Reitor Prof. Dr. Evandro Alberto.

O coordenador do curso, Hermógenes Santana, destaca a felicidade e satisfação do recebimento dos novos equipamentos.

” É uma grande satisfação as ações realizadas hoje, começando pelo projeto da Reitoria Itinerante, que possibilitou uma aproximação e um alinhamento do pensar administrativo. E hoje tivemos o prazer de receber os equipamentos finais  para o funcionamento do laboratório de nutrição animal, que irá atender o ensino em mais de 25 disciplinas com aulas praticas , projetos de pesquisa e extensão. Além disso o laboratório servirá para atender a comunidade e aos produtores rurais”.

Hermógenes Santana, coordenador do curso de Zootecnia

Reitoria Itinerante continua

Hoje (07), o Campus Dom José Vasquez Dias, da Universidade Estadual do Piauí, será a segunda cidade a receber a reitoria itinerante.

A ação está sendo realizada pela primeira vez em 36 anos da história da Universidade. O objetivo principal é aproximar a administração superior da comunidade uespiana em todos os campis da Uespi.

A programação do projeto contará com reuniões com coordenadores, docentes e servidores, além de oficina Enade para a coordenação e discentes do curso de Direito. A equipe também se reunirá com toda comunidade discente para tratar sobre cada pasta da administração superior e tirar dúvidas.