UESPI alcança 1º lugar no Programa de Residência Pedagógica no Piauí

Por Vitor Manoel

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) alcançou o 1º lugar no Estado no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em ranking divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2022.

O Programa de orientação nacional contempla alunos a partir de 5º período em disciplinas de Licenciatura para a atuação em sala de aula. A Residência Pedagógica proporciona aos estudantes, bolsas para intervenção docente nas escolas, sob a supervisão dos educadores das instituições. Na UESPI, o programa é vinculado a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG).

Mônica Gentil, Pró-Reitora Adjunta da PREG destaca que esse é o terceiro ano do projeto e que tem proporcionado aos alunos, experiências para eles com a atuação direta na escola. “Podemos dizer que com esses programas a Universidade Estadual do Piauí está formando grandes profissionais pra entrar no mercado, dando ao aluno essa experiência com a docência”.

Assim como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o PRP da UESPI se mantém em primeiro lugar no Estado e amplia o número de bolsas para a instituição, conquistando 100% das cotas almejadas. O edital 24/2022 conquistou 34 bolsas para os Docentes Orientadores com 102 bolsas para preceptores (professores da Educação Básica) e 510 bolsas para licenciandos residentes da UESPI entre 11 das 13 licenciaturas existentes em 10 campi da UESPI.

Segundo a Coordenadora Institucional do programa na UESPI, Kátia Magali, a implantação do referido programa confirma o compromisso da Instituição em alcançar a excelência na formação dos futuros docentes que atuarão na educação básica, oportunizando aos nossos licenciandos experiências práticas e inovadoras na elaboração, investigação e aplicação das metodologias de ensino.

“Simultaneamente à formação do licenciando, contribui com a qualificação docente no ensino, pesquisa e extensão em todas as instâncias, superior e básica, por meio das ações de parceria junto à rede educacional, estadual e municipal. Nesse sentido, a rede de ensino se redimensiona articulando a formação de professores, atuando em sintonia com a IES, em um processo que beneficia os autores e as instituições envolvidas e, consequentemente, contribui para a elevação da qualidade dos serviços prestados na Educação Básica”, encerra.

Para Lylia Rachel, coordenadora do subprojeto de Letras/ Inglês no campus de Piripiri fala sobre as suas expectativas para o ingresso no programa e a preparação para o projeto neste ano. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, visto que os programas tendem a melhorar a postura acadêmica e profissional dos futuros professores com a prática nas escolas pólos”, comenta.

EDITAL CAPES 2022:

06092022_InformeEditalPRP242022CotasconcedidassIESselecionadas