SARU e SESC Cajuína encerram semestre com evento de incentivo à leitura

Por Roger Cunha

O Clube de Leitura SARU, em parceria com o SESC Cajuína, realizou uma atividade especial de incentivo à leitura como encerramento do semestre de 2023.2.
O evento contou com a presença do Bibliosesc, uma biblioteca móvel coordenada pela bibliotecária Eliane, representante do SESC Cajuína. A principal missão desta iniciativa foi fomentar o hábito da leitura entre os jovens, proporcionando uma aproximação entre os alunos e o universo literário por meio de uma experiência enriquecedora e marcante.

Representantes do SARU e do SESC Cajuína.

A atividade foi realizada na Escola Pública Estadual CETI Padre Joaquim Nonato Gomes, localizada no bairro Bela Vista, onde o projeto foi desenvolvido com o apoio da diretoria e da coordenação pedagógica. As professoras Telma e Francilene também desempenharam um papel fundamental na execução da atividade junto à biblioteca escolar. Elas auxiliaram na organização e condução das atividades, garantindo que os alunos do Ensino Fundamental tivessem uma experiência educativa e divertida. “A parceria com o SESC Cajuína nasceu da necessidade de expandir horizontes e perspectivas do Clube de Leitura por meio do acesso à leitura. E o Bibliosesc é uma excelente iniciativa e oportunidade para isso”, comentou o Coordenador e Professor Aluísio Castelo Branco.

Alunos durante atividade realizada

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diversos livros e participaram de atividades interativas que incentivam a leitura e a criatividade. A presença do Bibliosesc proporcionou um ambiente dinâmico e convidativo, onde os jovens puderam mergulhar no mundo da literatura e descobrir novos autores e histórias. “As atividades incluíram visitas orientadas ao acervo do Bibliosesc, com grupos de 15 alunos explorando o acervo por 20 a 30 minutos. Após uma apresentação inicial sobre o acervo literário disponível, os jovens escolheram um livro para ler, podendo continuar a leitura na biblioteca da escola se o livro estivesse no acervo escolar. Nos encontros semanais do Clube, discutiremos as preferências de leitura e a disponibilidade no acervo”, explicou Aluísio Castelo Branco. Essa ação conjunta do Clube de Leitura SARU e do SESC Cajuína reforçou a importância da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e cultural, deixando um impacto positivo na vida dos alunos.

Bibliosesc

Biblioteca Móvel do SESC Cajuína.