Reitor da UESPI participa de evento online em comemoração aos 29 anos da FAPEPI

Por Clara Monte

Na manhã desta quarta-feira (21), a Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI ) comemorou seus 29 anos de atuação no desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do estado em uma reunião online. O Reitor da Uespi, Prof. Evandro Alberto marcou presença no encontro.

Reitor Evandro Alberto assistindo vídeo do desenvolvimento da FAPEPI

A Fundação foi criada através da Lei nº 4.664/ 1993, com a finalidade de promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas do Estado do Piauí. Além disso, vem desde 2004 mantendo parcerias com agências de fomento nacional e órgãos estaduais, como a Uespi. Tais parcerias vem possibilitando ampliar e propiciar a consolidação de um ambiente favorável ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, assim como ampliar a produção do conhecimento técnico-científico e fortalecer os grupos de pesquisa existentes nas instituições de ensino e ou pesquisas.

Desde seu surgimento, após grande mobilização de professores e pesquisadores do estado, comemora-se este ano quase três décadas de investimento na pesquisa científica e inovação que tem gerado muitos frutos para o desenvolvimento do Piauí. O reitor da Uespi durante o evento online agradeceu ao presidente da FAPEPI, Antonio Cardoso do Amaral pelo convite de participação e pela parceria e projetos desenvolvidos juntamente com a universidade estadual.

Reitor discursando na reunião de comemoração dos 29 anos da FAPEPI

“Reconhecemos na equipa da FAPEPI esse apoio, coordenada por esse competente gestor, que é o professor Amaral. Quero muito parabenizar a Fundação de Amparo a Pesquisa no Piauí pelos 29 anos contribuindo com a pesquisas avançadas do nosso estado. Quero ressaltar também a importância desse centro para a nossa universidade aberta, e estadual,  sobretudo por atender as demandas tecnológicas dos arranjos produtivos locais voltados para a melhoria do desenvolvimento econômico sustentável,  e pelos incentivos e recursos de encomendas investidos em tecnologias colaborando para mais avanços dos estudos em pesquisas de diversas áreas em nosso Piauí”.