Projeto desenvolve biodigestores econômicos para pequenas e médias propriedades rurais

Por Liane Cardoso

Com o intuito de auxiliar moradores de pequenas e médias propriedades rurais, alunos do curso de curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, campus Alexandre Alves de Oliveira, estão desenvolvendo um projeto de concepção de Biodigestores para produção de biogás e biofertilizantes.

Nesta quarta-feira (07), a aluna bolsista do projeto participará do #ContaPraGente no canal do Youtube UESPI Oficial, às 13h, e irá detalhar sobre o funcionamento da proposta.

Essa ação faz parte de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI. O professor Valdinar Bezerra é o orientador do projeto e atua juntamente a aluna Karolayne Ribeiro Caetano, discente bolsista do PIBITI. Além deles, mais cinco discentes colaboradores auxiliam na proposta.

A estudante Karolayne explica que o objetivo dessa iniciativa é propor um modelo de implantação de biodigestores econômicos e sustentáveis para médias e pequenas propriedades rurais. “Os biodigestores são feitos manualmente, com materiais de fácil acesso, tais como: bombonas, encanação, tambor, cola, etc…”, detalhou a aluna.

Concepção do primeiro Biodigestor

Instalação do Primeiro Biodigestor

O primeiro teste já foi implantado na comunidade da Ilha das Canárias, aonde já rendendo e sendo utilizado como gás de cozinha. A instalação do segundo modelo de biodigestor acontecerá em breve na Faculdade De Ciências Agrárias da UESPI em Parnaíba.

Para saber mais detalhes sobre essa iniciativa, assista a Live do #ContaPraGente na quarta-feira (07) no canal do Youtube UESPI Oficial.