Professores participam de palestra sobre Inovação e Tecnologia no auditório da FACIME

Por Vitor Gaspar

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) irão  participar de uma palestra intitulada de “Inovação na Universidade: cases de sucesso”, no dia 09/11 de 15h30 às 16h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – FACIME, em Teresina.

A palestra acontece dentro do XXII Simpósio de Produção Científica, o XXI Seminário de Iniciação Científica e o I seminário de Inovação Tecnológica, que irá reunir docentes da UESPI para uma debate quanto as pesquisas e questões voltadas a inovação e empreendedorismo.

Case sobre registro de patente

O Vice-Reitor da UESPI, Prof. Dr Jesus Abreu, destaca que a UESPI procura sempre dar o incentivo necessário aos seus pesquisadores. Sobre o registro de patentes, o Prof. Jesus explica o esclarecimento sobre o tema é fundamental.

“O registro de patente se configura como uma busca que precisa ser o mais próximo possível de cada atividade profissional e diária, essa é uma atividade simples, diferente do que muitas pessoas acreditam. Vou apresentar a minha experiência, pois nós já ganhamos prêmios em Congresso Internacional de patentes, que foi justamente na descoberta de um aparelho em minha atividade cotidiana dentro da minha especialidade de cirurgia vascular”.

Case sobre transferência de tecnologia

Para falar sobre o case transferência de tecnologia, a Prof. Dra. Artemaria Andrade vai trazer uma apresentação de um trabalho desenvolvido juntamente com o Prof. Dr. Constantino sobre um documento da Engenharia, que funciona como um contrato de responsabilidade. Ela  ressalta  que existe, no Brasil, um grande problema do preenchimento equivocado desse documento, nascendo assim uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

“Nós verificamos junto a um ex-aluno nosso, que era funcionário do CREA, que detectou que algo em torno de 30% desses documentos não estavam preenchidos corretamente e, a partir disso, ele teve uma ideia de aplicar isso dentro das Universidades para que os alunos saiam de seus cursos sabendo preencher essa ARTs. É muito importante para a gente estar ajudando a colocar profissionais para atuar com esse sistema, antecipando um pouco as ações do profissional para a academia, além de permite a minimização dessas falhas”, encerra a professora.

Estes eventos têm como foco principal divulgar os resultados das pesquisas e inovações desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UESPI vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de proporcionar a iniciação do discente na participação de eventos científicos, bem como promover a socialização de pesquisas de estudantes, professores e profissionais de outras IES.

Case sobre SourceTech Química & LTDA

O Prof. Dr. Francisco das Chagas está selecionado a falar sobre o convênio com a SourceTech Química & LTDA. Ele conta que essa parceria surgiu no início de 2021, quando o grupo de pesquisa de química quântica computacional e planejamento de fármaco da UESPI apresentou dois artigos científicos publicados sobre a Covid-19.

“Encontramos moléculas em substâncias nativas do Piauí e fizemos o teste para saber se as moléculas poderiam ou não inibir o vírus da Covid, no caso com as moléculas do Buriti e do Jaborandi. No primeiro trabalho, identificamos quatro moléculas com esse potencial e, no segundo trabalho, identificamos três com potencial para inibir o vírus, ou seja, imobilizar e impedir que ele penetre na barreira celular, reproduza, estoure a célula e contamine o indíviduo”, finaliza o Professor.

SAIBA COMO PARTICIPAR DO EVENTO