Professores e alunos de enfermagem da UESPI participam de Congresso em Fortaleza-CE

Por Vitor Gaspar

Na manhã do dia 12 de setembro, professores, coordenadores e alunos de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estiveram na 24º edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCEFN), realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Professores e alunos representando a UESPI

O CBCEFN é o maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina e, em 2022, trouxe como como tema a “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem: política, inovação e autonomia”. O encontro reuniu mais de 300 pessoas participantes do minicurso de Tecnologia em lesões de pele.

Mais de 30 representantes da UESPI estiveram no Congresso, entre eles a Prof. Dra. Sandra Marina, do Centro de Ciência da Saúde (CSS/Facime). Ela é também membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e ministrou um mini curso para mais de 300 pessoas sobre tecnologias em lesões de pele, que ocorreu na manhã do dia 12 de setembro. “Foi uma alegria ver o auditório repleto de estudantes, enfermeiros e estomaterapeutas no curso e ressalto que a principal tecnologia é avaliação e limpeza e está acessível a todos. Os produtos e coberturas dependem de conhecimento e indicação correta”.

Profa. Sandra Marina ministrou um mini curso durante o evento para mais de 300 pessoas

Também estavam presentes no evento juntamente com seus discentes a Coordenadora do curso de Enfermagem de Floriano, Profa. Maria Luzinete Rodrigues, o professor Augusto Cunha, o Coordenador do curso de Enfermagem em Parnaíba, Prof. Joelson Almeida e Prof. Allamy Danilo, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Campus Doutora Josefina Demes.

“O CBCENF se configura como um dos maiores eventos da enfermagem brasileira e traz pautas, debates e reflexões importantes para a categoria profissional. Neste sentido, observa-se a importância de estar presente neste evento, a fim de buscar melhorar as condições da nossa categoria profissional, bem como para a atualização do cuidado em enfermagem com o intuito de qualificar a assistência prestada à população”, afirmou o prof. Augusto Cézar, de Floriano.

Prof. Allamy Danilo, de Floriano esteve no Congresso coordenando trabalhos

Os estudantes de Enfermagem da UESPI, de variados blocos, apresentaram diversos trabalhos voltados a temas relacionados a temática da disciplina. E para falar sobre isso, Yara Oliveira, discente do 9º período do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da FACIME de Teresina destaca que foi muito gratificante poder estar participando deste grande Congresso. “Sou relatora de um trabalho e coautora de um segundo e na Universidade sempre encontramos apoio para realizarmos atividades científicas. Participar de um evento tão importante para a Enfermagem como aluna da UESPI me enche de orgulho!”, finaliza.

Yara Oliveira, apresentou um trabalho sobre descarte de resíduos sólidos e outro sobre assistência de Enfermagem

Os alunos de Enfermagem do campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira em Parnaíba também marcaram presença no evento.

O Coordenador do curso, em Parnaiba, Prof. Joelson Almeida, estava com os alunos do 5, 7 e 9 períodos do curso de Enfermagem de Parnaiba vieram apresentar seus resultados oriundos de pesquisas e extensão voltados ao campo da Enfermagem.

Entre eles, Letícia Silva, vice-presidente do Centro Acadêmico Solange Feitosa. Para ela, a participação na edição deste ano foi uma experiência enriquecedora para o seu crescimento profissional. “Me proporcionou aprendizados inovadores e surpreendentes. Senti enorme satisfação e alegria, que venha o 25° CBCEFN!”.

Letícia Silva, vice-presidente do Centro Acadêmico Solange Feitosa, em Parnaíba

De acordo com as discentes de Enfermagem de Parnaíba a presença no 24° CBCENF para apresentação de trabalhos na categoria de Comunicação Coordenada confere às acadêmicas  não somente a experiência de participação em um congresso nesse período pós pandêmico, mas também o enriquecimento de suas bagagens acadêmicas através do contato com profissionais e acadêmicos do Brasil e do mundo, assim como as palestras, minicursos, mesas redondas, simulações e cursos sediados pelo evento.

A ação contou com mesas redondas, palestras, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos, contando com encontros de gestão de Conselhos de Enfermagem, dentre outras atrações. Além disso, foram premiados trabalhos em três temas: Inovação das Práticas de Cuidado, Dimensão Ético Política nas Práticas Profissionais e Tecnologias e Comunicação na Formação de Enfermagem.

Os projetos apresentados por discentes da UESPI:

Trabalho: Importância dos Conhecimentos de Enfermagem durante a pandemia de COVID- 19:

Período: 7º Bloco

Campus: Centro de Ciências da Saúde (CCS) – FACIME em Teresina

Autores:  Vyrna Rebeca; Ícaro Soares; Lísia Probo; Lívia Maria; Mayara Natália.

Trabalho apresentado por Vyrna Rebeca

Trabalho: A atuação do Profissional Enfermeiro na Atenção a pessoa Transexual:

Período: 7º Bloco

Campus: Centro de Ciências da Saúde (CCS) – FACIME em Teresina

Autor: Ícaro Soares

Ícaro Soares, durante apresentação da pesquisa

Trabalho: Avaliação da dor oncológica em pacientes durante a pandemia por Covid-19: estratégia de cuidados paliativos

Período: 4º Bloco

Autora: Maria Inês Martins de Araújo

Maria Araújo, durante apresentação do projeto

Trabalho: MANEJO NO CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES MULTIRESISTENRES ASSOCIADAS A PACIENTES PORTADORES DE COVID -19

Período: 4º Bloco