Professores discutem Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UESPI

Por Roger Cunha

Nesta quarta-feira (05/06), o auditório do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) foi palco de um importante encontro para debater o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Criado como uma medida emergencial, o PARFOR visa oferecer formação superior gratuita e de qualidade aos professores da rede pública de educação básica, em colaboração com a Capes, estados, municípios, Distrito Federal e Instituições de Educação Superior (IES).
Implementado conforme o Decreto nº 6.755 de 2009, o programa oferece cursos de licenciatura para docentes sem formação superior ou que desejam se qualificar na área em que atuam, segunda licenciatura para professores que trabalham em áreas distintas de sua formação inicial, e formação pedagógica para graduados não licenciados. Desde 2010, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) implementou o PARFOR, beneficiando inúmeros professores da rede pública do estado.

Encontro de professores para discutir sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.

A Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade, Profª Dra. Nadja Carolina de Sousa Pinheiro, explicou o objetivo do encontro. “A reunião objetivava um encontro pedagógico com os professores formadores que foram selecionados para editar o PARFOR, tanto o PARFOR Regulado quanto o PARFOR Equidade para que a gente alinhe a atuação desses professores formadores das disciplinas que começam agora na semana que vem”. Ela destacou a participação dos coordenadores de curso, professores formadores e coordenadores locais, que são responsáveis por organizar e operacionalizar as turmas dos cursos nos municípios contemplados pelo PARFOR.

Encontro pedagógico com os professores formadores

Durante a reunião, foram discutidas as principais orientações da Capes sobre o funcionamento das turmas e como lidar com alunos que já possuem grande experiência, mas estão em processo de formação. “As principais orientações da Capes dizem respeito à parte didática da disciplina, documentação, material, registro, frequência e conteúdo, entre outros aspectos operacionais”, detalhou a professora Nadja Carolina.

A UESPI, que aderiu ao programa em 2009 e iniciou suas primeiras turmas em 2010, é reconhecida por sua cuidadosa implementação do PARFOR. “A UESPI é sempre muito cuidadosa. A Administração Superior tem uma preocupação muito grande com esse programa porque representa o investimento na qualidade da formação dos nossos professores, o que reflete diretamente na educação de nossas crianças e jovens”, afirmou a professora. Ela também mencionou a nova iniciativa de fornecer um curso de graduação em educação especial inclusiva, destacando a UESPI como uma instituição de vanguarda na formação de educadores especializados.

Professores Formadores do PARFOR

Sobre o PARFOR Equidade, a professora Nadja Carolina explicou que o programa faz parte das políticas de ações afirmativas do governo federal, com o princípio de tratar de forma diferente os desiguais, fornecendo estratégias para populações historicamente vulnerabilizadas alcançarem bens e serviços de forma equitativa.

Reunião realizada no auditório do NEAD

Os próximos passos após a reunião pedagógica envolvem a implementação das orientações discutidas, com foco em garantir que as políticas de ação afirmativa alcancem o público-alvo da equidade, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade, em um esforço contínuo de reparação histórica