Professora e alunos de enfermagem realizam ação alusiva ao dia D de combate a hanseníase

Por Anny Santos

Nesta terça-feira (12), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) e do curso de Enfermagem, realiza uma ação alusiva ao dia D de combate a hanseníase, a partir das 12h30, no Hall do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com informativos em saúde, jogos interativos e seminário ministrado pela Dr. Olivia Dias Araújo.

A iniciativa é um Projeto de Ensino ligado a disciplina Didática Aplicada a Enfermagem, que parte da professora Dra. Joelma Maria Costa e dos alunos do 4° período do curso, tendo por objetivo colocar em prática os conhecimentos de planejamento e educação em saúde.

Segundo a professora, discentes de todos os cursos da FACIME podem participar, pois a ação proporciona uma ampliação do aprendizado, sendo uma atividade de ensino e também de informação. “Formamos na UESPI profissionais para o SUS, sendo assim o exercício de atividades de promoção de saúde voltados para uma doença negligenciada e endêmica no Piauí é de suma importância”.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Essa doença é caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes.

Para Maria Eduarda Gomes, uma das alunas responsáveis pela ação, é primordial a participação dos discentes, tanto na produção quanto no decorrer das atividades, pois assim os aproxima da área profissional na prática, firmando laços com os demais alunos das turmas e de outros cursos, além de promover informações sobre um tema tão importante quanto a Hanseníase.

Alunos produzindo materiais para a ação

“O desenvolvimento dessa ação externa, proporcionada pela disciplina de Didática e a professora Joelma, estimulou o nosso despertar por projetos de extensão além da dedicação com a extensão que a própria Uespi estimula em seus discentes”, finaliza.

Sobre o Setembro Roxo

Esse mês, duas ações ganham destaque no chamado “Setembro Roxo“, que promove a atenção para o combate à hanseníase e a conscientização sobre a fibrose cística.

A campanha “Setembro Roxo” nos lembra da importância de combater a hanseníase, uma doença que, mesmo sendo tratável, ainda afeta muitas pessoas em todo o mundo. A detecção precoce e o tratamento adequado são cruciais para evitar complicações e o estigma associado a essa condição.

Além disso, a conscientização sobre a fibrose cística é fundamental. Essa é uma doença genética rara que afeta principalmente os sistemas respiratório e digestivo. Com informação e apoio adequados, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e contribuir para a pesquisa em busca de tratamentos mais eficazes.

Confira mais ações que estão acontecendo