PARFOR Equidade: UESPI lança curso de educação inclusiva em Beneditinos e José de Freitas

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do PARFOR Equidade expande seus horizontes chegando aos municípios de José de Freitas e Beneditinos com a aula inaugural do curso de Educação Inclusiva. O objetivo do projeto é formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação especial inclusiva para estudantes que precisam desse acompanhamento.

O auditório da SEMEC em Beneditinos-PI foi palco da aula inaugural

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente em ambos os municípios ministrando a aula Magna: A Importância do PARFOR Equidade UESPI para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Piauí. Segundo ele, a qualificação desses professores voltada para a ação, para a prática nas escolas é fudamental. “Estamos dando um passo significativo na inclusão e na melhoria da qualidade da educação no Piauí. Esse projeto transforma vidas! Estamos garantindo que todos os alunos recebam o apoio necessário para seu desenvolvimento escolar”.

O Prof. Evandro Alberto durante aula Magna em José de Feitas-PI

Criado pelo Governo Federal em uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), esta é uma ação especial dentro de um programa já existente o (PARFOR), que já beneficiou mais de 100 mil professores da educação básica, que aprimoraram sua formação para atuar nas escolas públicas. A UESPI concorreu ao edital para oferecer vagas nesses cursos que, inicialmente, estão sendo ofertadas nos municípios de José de Freitas; Beneditinos; Nossa Senhora dos Remédios e Currais – os dois últimos terão início ainda este mês.

O recém inaugurado Teatro Municipal Barítono Raimundo Pereira foi palco da aula inaugural do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva no município freitense.

A Educação Especial é a modalidade de educação que atende às pessoas com deficiência, com altas habilidades e superdotação e pessoas com transtornos globais do desenvolvimento (autismo) e, de acordo com a coordenadora geral do PARFOR, Francisca Cunha, essa é uma missão que vai beneficiar muita gente que precisa. “Vocês vão ajudar crianças como a minha filha Isabel, de 7 anos, e tantos outros alunos que temos por aí a terminar a educação básica, a ingressar no ensino superior, a ter uma profissão e a compartilhar todos os espaços que a sociedade dispõe”.

Em José de Freitas, o Reitor e a coordenadora do PARFOR recebem o livro “A literatura freitense: Valorizando nossos escritores”.

Com 8 períodos e uma carga horária total de 2.700 horas, o curso vai oferecer disciplinas como: Política Educacional e Organização da Educação Básica; Ética, Educação e Educação Especial; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Psicopedagogia; Ensino de Leitura e Escrita para; Ensino de Matemática, dentre outros. Nesse sentido, a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade, Profa. Nadja Carolina, destaca que todo o planejamento foi baseado em tudo o que há de mais atual e em todos os semestres terão atividades teóricas e práticas. “Eles irão desenvolver essas atividades dentro das escolas dos municípios. É um momento histórico. Todas as cidades foram escolhidas por causa dessa participação, dessa união e desse propósito de oferecer um ensino voltado à educação inclusiva”.

Com a presença do Prefeito Jullyvan, a cerimônia de abertura em Beneditinos-PI contou com a entrega de diplomas para formados no PARFOR

De acordo com a coordenação geral do PARFOR:

– Todos os inscritos no projeto serão contemplados com bolsas de R$ 700 durante a realização do curso

– Ainda no mês de julho, a UESPI dará início as aulas em Currais e em Nossa Senhora dos Remédios.

– A meta para os próximos meses é dar início ao curso de educação escolar indígena, quilombola, do campo, e educação bilíngue de surdos.

Mais registros: