NUTI na prevenção de doenças crônicas e degenerativas

Por Maria Visgueira

Os estagiários do curso de medicina estão preparando, semanalmente, vídeos educacionais para os alunos do Núcleo de atividade física para a terceira idade (NUTI) em prol de auxiliar no  envelhecimento saudável.

O objetivo é trazer temas relevantes para a terceira idade, levando em consideração as campanhas de cada mês. Os vídeos informativos servem como auxílio para identificar as  comorbidades trabalhadas no mês .  “Queremos auxiliar no envelhecimento saudável, tirando dúvidas , educando , trazendo informações de qualidades”, afirmou a estudante de medicina, Natália Rebecca explica:

Os estagiários de medicina, que compõem o NUTI são: Rafael Magalhães, Joana Macedo e Natália Rebeca. Neste mês, as doenças abordadas são Osteoartrite, Doença de Parkinson e Hipertensão e outras doenças crônicas comum em alguns idosos.

Uma vez ao mês é feito um encontro on-line com todos os idosos para ser discutido melhor os assuntos e, segundo a estudante do curso de medicina, esse método que está fazendo diferença. A turma se apresenta bastante animada em conhecer mais sobre o assunto. Confira:

Sobre as Doenças

As Comorbidades  apresentadas são queixas que os alunos do NUTI manifestam , principalmente a Osteoartrite e a Hipertensão que eles tem mais convívio .

A doença de Parkinson é  a segunda doença degenerativa mais comum , ela é frequente em pessoas a partir de 60 anos de idade.

Hipertensão aumento da pressão nas artérias que com o tempo e  hábitos alimentares , podem levar a pessoa a ter hipertensão, além de outros hábitos que influenciam na causa da doença, como o uso do tabagismo.

Já a osteoartrite é uma doença crônica  , que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, Tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol.