Matemática PRIL: Campo Maior realiza Aula Inaugural do curso

Por Anny Santos

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, na última sexta-feira (25), a Aula Inaugural do curso de Licenciatura Plena em Matemática pelo Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL), no Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior.

Segundo o Professor Me. Anderson Meneses, Coordenador Acadêmico do Curso de Matemática do PRIL, a aula inaugural contou com a apresentação dos docentes, das regras e benéficos da instituição, além da importância da graduação e do programa. Para ele, a ação possibilita criar um ambiente favorável para que professores e alunos se conheçam, garantindo um aprofundamento sobre protocolos, avaliações e carga-horária de cada disciplina.

A Coordenadora Institucional do PRIL da UESPI, Profa. Dra. Márcia Percilia, destaca que a ação proporciona um acolhimento dos novos alunos e também possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelo Programa. “É muito importante contextualizar o programa que os alunos estão iniciando agora”.

Com o intuito de aprimorar as licenciaturas, o PRIL objetiva induzir a oferta de cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras, a fim de atender às necessidades e organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares.

Para Klerys Alvarenga, aluna de Licenciatura Plena em Matemática pelo PRIL, a aula permitiu sanar diversas dúvidas. “É muito importante receber essa atenção inicial por parte dos professores. É uma honra poder estar estudando Matemática, fiquei muito feliz por ter conseguindo isso através da UESPI. Tenho boas expectativas e espero conseguir acompanhar tudo da melhor forma possível”.

O Professor Dr. Arnaldo Silva Brito, Coordenador Pedagógico do PRIL, destaca que o momento também serviu para deixar os discentes cientes da excelência de ensino que a UESPI está disponibilizando para a região de Campo Maior. “Tenho certeza que em 4 anos devolveremos para a sociedade um corpo docente altamente qualificado que retornara para sala de aula fazendo a diferença na educação”.

Já para a Professora Dra. Maria Pessoa da Silva, Diretora do Campus, a contemplação do curso de Matemática na modalidade PRIL agrega e engrandece mais uma área do conhecimento no campus. “Estamos contentes com a viabilização desse curso. Avaliamos como algo que trará muitos benefícios para toda a comunidade campo maiorense e para os municípios jurisdicionados”.