Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Inscrições abertas: UESPI divulga submissão de ideias do Programa Centelha do Piauí

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulga que as inscrições para para submissão de ideias do Programa Centelha do Piauí encerram na próxima  quinta-feira (09), às 18h.

De acordo com o professor do curso de Administração e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Tales Antão, a iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEPI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e Fundação CERTI e, no Piauí, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

“O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Piauí. O programa vai oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso”, explica o docente.

O objetivo é fomentar o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Piauí.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e conferir os detalhes do edital, disponível no site do Programa Centelha, até o dia 09 de junho.

Evento

Com o intuito de apresentar a oportunidade do edital Centelha, acontece nesta segunda-feira (06), a oficina “Mão na Massa”, no auditório do Centro de Ciências da Saúde – CCS, a partir das 16h.

O Encontro vai contar com a presença dos professores da UESPI, Bringel Filho e Vanessa Alencar, além do diretor de inovação da FAPEPI, Ciro Gonçalves de Sá.

Segundo a professora da UESPI e cientista empreendedora, Vanessa Alencar, a importância do edital é que pode se conseguir recursos econômicos para colocar uma ideia em prática em forma de um produto, serviço ou processo de uma patente.

“Nós vamos apresentar as tendências de mercado e estudo sobre os problemas que precisam ser resolvidos e que as ideias dos pesquisadores em conjunto com os projetos dos alunos podem desenvolver para área de saúde, além de mostrar o formulário de inscrição do Programa, bem como descrever a régua de avaliação dos projetos”, finaliza a palestrante.