Inscrições abertas para o I Seminário de Saúde Mental do Centro de Ciências da Saúde

Por Clara Monte

Acontece entre os dias 10 a 14/07, o I Seminário de Saúde Mental do Centro de Ciências da Saúde (CCS)/UESPI – “Do estresse à boa Saúde Mental na Universidade”. O evento ocorre de forma presencial, no horário das 14h às 18h, no Auditório da FACIME.

A iniciativa partiu da professora do curso de Psicologia, Francine Paes Landim Paes Landim de Oliveira Leal, juntamente com as Coordenadoras do curso de Educação Física, Patrícia Uchôa Leitão Rebouças, Coordenadora do curso de Psicologia, Rafaella Coelho Sá e  Diretora do Departamento De Programas e Projetos De Extensão – DPPE, Aline Martins Diolindo Meneses.

O objetivo do Seminário é proporcionar aos estudantes do Curso de Psicologia e aos demais dos cursos da UESPI, a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de criar um espaço para a diálogo e disseminação de conhecimentos científicos relacionados a essa temática.

A oportunidade irá contar com uma série de palestras de professores da instituição, que irão abordar assuntos como: procrastinação, o papel da família no processo de construção da saúde mental, ansiedade, internet e saúde mental, pandemia e transtornos mentais, LGBTQIAPN+ e bem está mental.

A idealizadora do projeto, Francine Paes Landim Paes Landim de Oliveira Leal, explica a necessidade desse tipo de evento ao destacar que ao entrar e permanecer na universidade, suscita uma grande mudança na vida dos alunos, geralmente, acompanhada de sentimentos de euforia e ansiedade.

“Esses sentimentos são provocados pelos desafios impostos durante todo o período acadêmico. Todas essas exigências podem acarretar dificuldades que afetarão de forma significativa a qualidade de vida dos estudantes e de toda a comunidade educativa, sendo a prevenção do adoecimento uma das principais frentes de cuidado. Contudo, se faz necessária, a criação de estratégias que buscam promover o bem-estar de todos os envolvidos. Esse seminário se mostra bastante útil para todos nós”.

A oportunidade tem certificação de 30h para os inscritos, mediante a frequência de 75% no evento.

Acesse : Link de inscrição

Confira as palestras de cada dia: