Inscrições abertas para a I semana de pesquisa da UESPI

Por Roger Cunha

A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), anuncia que estão abertas as inscrições para a I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. O evento ocorrerá de 29 a 31 de outubro de 2024, no Gran Hotel Arrey, em Teresina, e reunirá diversas atividades acadêmicas, incluindo o XXV Simpósio de Produção Científica, o XXIII Seminário de Iniciação Científica, o III Seminário de Inovação Tecnológica e o I Seminário de Extensão na Pós-Graduação.

I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UESPI. Inscrições Abertas

A Profª. Pós-Doutora Ivoneide Pereira de Alencar, Pró-Reitora da PREX, destacou a importância de integrar pesquisa e extensão no evento, em conformidade com o princípio constitucional da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, previsto no artigo 27 da Constituição. Segundo ela, a ideia de unir as Pró-Reitorias já vinha sendo discutida com o Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira, Pró-Reitor da PROP, visando consolidar um evento que envolva toda a comunidade acadêmica e se torne um marco no calendário da universidade. “Pensamos cuidadosamente para que tudo saia da melhor maneira possível, com muito zelo, para que este evento seja memorável não só para este ano, mas também para os próximos”, afirmou. A expectativa é de que, no próximo ano, a graduação também seja incluída, fortalecendo ainda mais o tripé fundamental da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão.

A Profa. Ivoneide Alencar explicou que a I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação terá um enfoque especial nas ações extensionistas, com destaque para o PIBEU, que prevê a apresentação dos resultados finais por alunos e professores envolvidos nos projetos. O evento também promoverá discussões sobre a curricularização da extensão e maneiras de captar recursos para o desenvolvimento dessas ações. Palestrantes renomados foram convidados para abordar essas questões, oferecendo uma visão estratégica para ampliar e fortalecer a extensão na universidade. “Queremos trazer temas relevantes, como a captação de fomento para as extensões, e convidar toda a comunidade acadêmica e externa a submeter seus projetos, para que este evento se consolide como um marco anual na UESPI”, afirmou.

As categorias de inscrições

O Seminário de Extensão, que havia sido suspenso durante a pandemia, retorna agora com um formato renovado, incorporando a curricularização da extensão. “Abriremos para submissão de projetos e programas cadastrados na PREX e enviaremos um informativo para convidar os professores da universidade a participarem”, explicou a Pró-Reitora. Ela também destacou a novidade de premiar os três melhores trabalhos nas ações extensionistas do PIBEU e nas extensões de programas e projetos. “Essa é uma forma de incentivar a participação e reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para o fortalecimento da extensão universitária”, afirmou.
A Pró-reitora reforçou o convite à comunidade acadêmica, lembrando a importância do evento. “Estamos organizando tudo com muito cuidado e esperamos que todos reservem esses três dias em suas agendas para prestigiar as apresentações de alunos e professores”, finalizou.

As inscrições podem ser feitas através do link: Inscrições para a I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. E não perca a oportunidade de participar desse importante evento acadêmico!