II Semana de Enfermagem Unificada

Por Giovana Andrade

Os cursos de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), dos Campi de Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina, apresentam a II Semana de Enfermagem Unificada em alusão ao mês que é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem.

O evento acontecerá nos dias 12 a 19 de maio de forma hibrida e é voltado para os acadêmicos de enfermagem da UESPI, mas incluirá também os profissionais de enfermagem e a comunidade científica.

A segunda edição da Semana de Enfermagem Unificada contará com palestras, mesas redondas e minicursos trazendo discussão para os acadêmicos e profissionais de áreas afins sobre o força da enfermagem para a saúde brasileira, destacando as condições de trabalho nos diversos cenários de atuação, a valorização do trabalho da enfermagem, o marketing social e suas aplicações na promoção da saúde, os caminhos e percursos da Enfermagem do Piauí e atividades teórico-práticas, que abordará temas como neonatologia, primeiros socorros, cardiologia, estomaterapia, dentre outros.

As atividades gratuitas do evento, as palestras e as mesas redondas por transmissão remota, tudo terá a carga horária de 30h. Os participantes do evento remoto poderão, ainda, realizar até cinco minicursos presenciais, com carga horária de 10h cada, o que totalizará uma carga horária máxima de 80h.

INSCRIÇÕES:

As inscrições para os participantes serão gratuitas e acontecem através do site do evento até o dia 12 de maio. E para os minicursos só serão realizadas em contato com os monitores (Para verificar disponibilidade de vagas e realizar as inscrições, consulte a organização do evento por meio das redes sociais, contatos disponibilizados logo abaixo ou na sede dos campi.)

CONTATOS DE MONITORES DOS MINICURSOS:

PICOS – PI

Larissa Alencar: (89) 9 9436-9399

Marcela Leal: (89) 9 9925-7447

FLORIANO – PI

Cintia Silva: (89) 9 9427-0332

Maísa Almeida: (89) 9 99416-9815

PARNAIBA – PI

Natacha Gomes: (98) 9 8582-4915

Ana Paula: (86) 9 9815-6499

MINICURSOS

Campus Professor Barros Araújo – Picos

• Reanimação do recém-nascido 34 semanas em sala de parto
  • Monitorização residencial da pressão arterial: Indicação de protocolo
  • Noções básicas de primeiros socorros
  • Teoria e prática da coleta e interpretação da gasometria arterial
  • Enfermagem em estomaterapia: Avaliação e tratamento de feridas

Campus Josefina Demes – Floriano

• Prevenção e manejo não farmacológico de dor em recém-nascido
  • Atualizações e diretrizes em Ressuscitação Cardiopulmonar
  • Linhas de cuidado do AVC e infarto
  • Sistemas de Informações na Atenção Básica
  • Enfermagem em Estomaterapia: Avaliação e Tratamento de feridas.
  • Dilemas éticos e bioéticos na Enfermagem

Campus Alexandre Alves Oliveira – Parnaíba