Enfermagem Parnaíba: Projeto de Extensão visa promoção da saúde de cuidadoras informais de pessoas idosas

Por Anny Santos

Professora e aluna do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, desenvolvem o Projeto de Extensão “Promoção da saúde de cuidadoras informais de pessoas idosas dependentes: uma necessidade urgente”.

A iniciativa nasceu a partir da tese de doutorado da Coordenadora do projeto, Profa. Dra. Cleidiane Brito, que visa promover adoção de comportamentos promotores de saúde de cuidadoras informais de idosos dependentes, através da aplicação de um plano de ação embasado no Modelo de Promoção da Saúde (MPS) de Nola Pender, em que será aplicado nas Estratégias de Saúde da Família do município de Parnaíba.

Segundo a Coordenadora, trata-se de uma capacitação dos acadêmicos de enfermagem para aplicarem na prática o MPS de Nola Pender, enfermeira norte americana que criou a teoria da qual origina o modelo que permite traçar um plano de ação de promoção da saúde de forma compartilhada, onde ciência e saber popular se unem na busca de um bem comum, qual seja a promoção de um estilo de vida mais saudável e um melhor estado de saúde para as cuidadoras informais.

“Enquanto enfermeira e pesquisadora, vivenciei que as teorias, geralmente, não são aplicadas na prática e me inquietou o fato de termos estudos científicos já comprovados que não são utilizados pelos profissionais devido à inexperiência. Assim, quis trazer essa minha vivência exitosa para os acadêmicos de Enfermagem”, ressalta.

De acordo com Marília Martins, aluna do 5° período e bolsista do projeto, os discentes que participam são estimulados a produzirem estudos para agregar à comunidade acadêmica. Além disso, as ações visam contribuir para a melhoria de saúde de cuidadoras informais de idosos, que por vezes são negligenciadas dentro do cuidado. Dessa forma, as ações tratam desde hábitos de vida, como alimentação saudável e atividade física, a espiritualidade e a interação social.

“Este é o primeiro projeto de extensão que participo e está sendo uma experiência única. Creio que agregará nos meus conhecimentos e em minha percepção sobre o cuidado e a promoção da saúde, tendo impacto direto na minha formação acadêmica e profissional”, destaca a aluna.

O projeto é composto pela professora coordenadora, a discente bolsista e colaboradores que formam uma equipe multidisciplinar em saúde (enfermeiros, dentista, nutricionista e médico), além de contar com outros 20 alunos.