Curso de Pedagogia em Picos promove II Workshop de Educação

Por Vitor Manoel

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, promoveu o II Workshop de Educação com o tema “Neurociência e Educação: construindo pontes para um processo de aprendizagem significativa”. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de julho de forma híbrida, com transmissão dos eventos on-line no canal do Youtube UespiOficial e na modalidade presencial, mediante a inscrição.

O objetivo principal do encontro é despertar diálogos sobre a contribuição da neurociência para os processos de aprendizagem humana. O projeto é coordenado pela professora Fabrícia Gomes e Thaizi Helena, ambas do curso de Pedagogia de Picos.

O público-alvo do II Workshop abrange estudantes de graduação, professores da rede básica e do ensino superior que tenham interesse na área, entendendo que atualmente a neurociência é vista como um campo que tem trazido grandes contribuições para o entendimento sobre os processos de aprendizagem. A neurociência mostra, revela, elementos gerais e as funções acerca de como de fato acontece os processos dentro do cérebro humano e dessa forma, contribuindo para haja um pensamento, um planejamento, para que as práticas dos professores possam vir a ser adaptadas.

Para a professora Fabrícia Gomes, tem sido uma imensa satisfação pensar em projetos como esse, pois contribuem a todos os participantes a pensar objetivamente em como fazer uma prática significativa. “Nós teremos momentos em que serão trazidos conceitos, bases teóricas, mas nós estamos pensando muito nesse evento através de possibilidades práticas. Então, nós queremos que os participantes saiam desse momento de fato com sugestões reais e com sugestões que tenham a ver com com a prática docente, e que eles saiam do nosso evento e cheguem na segunda-feira, na terça-feira, na quarta-feira, e  em todos os momentos nas salas de aula pensando em em proposições que pensaram quando que nós sugerimos e que foram construídas durante o II Workshop”, finaliza a docente.

Confira a programação completa:

Durante o evento serão trabalhados temas como funções executivas, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e afetividade, além da exibição de documentários e filmes sobre a temática e de oficinas e palestras para os participantes.