Curso de Geografia realiza I Feira de Geociências da UESPI

Por João Fernandes

Buscando trazer amostras de experiências e ações didáticas, nesta quarta feira (08), aconteceu a I Feira de Geociências da UESPI, organizada pelo curso de Licenciatura em Geografia, do Campus Poeta Torquato Neto, a atividade de extensão tem como objetivo aproximar a Universidade com escolas da Rede Estadual de Ensino, fazendo com que os futuros professores tenham contato com seu ambiente de trabalho.

Durante a feira foram apresentados trabalhos desenvolvidos por alunos do Curso de Geografia, que realizaram pesquisas e sistematizaram com a proposta de mediarem o conteúdo científico para os alunos da educação básica, totalizando cerca de 13 estações temáticas.

Para Marcelo Henrique, discente do quarto bloco, a iniciativa proporcionou aos visitantes a capacidade de vislumbrar elementos da natureza que estão presentes em nosso dia a dia, mas não conseguimos perceber. “Estamos repassando o conteúdo que aprendemos este semestre, usando metodologias que possibilitem  entender o funcionamento de alguns sistemas terrestres, tudo pensado e criado por nós. O projeto torna os alunos protagonistas da atividade”.

Foram apresentados conteúdos científicos para os alunos da educação básica

Segundo a Profa. Dra. Maria Luzineide Gomes, uma das coordenadoras da Feira, a iniciativa é a culminância de ações de planejamento, pesquisa, orientação, confecção de materiais, contato com as escolas e planos de logística, o que torna a feira um campo fértil de aprendizagens.

“Apresentamos aqui elementos das disciplinas de Geologia, Geomorfologia e Elementos da pedagogia , com recursos didáticos focados em discussões ambientais, para trazer da melhor forma novos conhecimentos aos alunos visitantes. Além de ser uma excelente oportunidade para discentes do curso de Geografia e demais cursos conhecerem o que está sendo estudado e ensinado”, destaca a professora.

Na oportunidade, os discentes colocaram em prática, além do conhecimento científico específico das disciplinas, a oralidade, ação didática e a interação com os visitantes. O ensino da Geografia, através da feira, possibilitou maneiras interessantes de conhecer o mundo e as esferas que o compõem.

Confira algumas amostras: