#ContaPraGente: alunos falam sobre alimentação e saúde bucal

Por Liane Cardoso

Nesta quarta-feira (14), a partir das 13h, acontecerá mais uma Live do #ContaPraGente no canal do Youtube UESPI Oficial. Estarão presentes três estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí, campus Alexandre Alves de Oliveira, para discutir sobre alimentação e saúde bucal.

Na live, os acadêmicos detalharão os resultados das pesquisas que desenvolvem, além de trazerem informações sobre alimentos que podem desfavorecer a saúde bucal.

Wanderson Carvalho, aluno do 8º período, desenvolve um trabalho de pesquisa através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Ele investiga a relação entre a erosão dentária e a cárie dentária com sucos de uva industrializados. “Nosso estudo mostra a importância clínico-científica de se avaliar alimentação e a saúde bucal. Destacando, ainda, a importância do Cirurgião-Dentista em conhecer esses alimentos e orientar seus pacientes quanto ao consumo deles”, enfatizou o discente.

Ana Beatriz Aragão, acadêmica do 6º período de Odontologia e pesquisadora-discente através do PIBIC, analisou as características de pH e açúcares de cinco marcas de suplemento Whey Protein. Ela constatou que os valores de pH são considerados críticos, favorecendo a dissolução do esmalte do dente. “Esse fato, associado a presença de açúcares, pode contribuir para a erosão dentária e o desenvolvimento de lesões de cárie, caso tais alimentos forem consumidos com frequência e sem adequada higiene oral”, explicou a estudante sobre o estudo.

A aluna Andressa dos Santos, também desenvolveu nos anos de 2018 e 2019 um estudo sobre Relação da erosão dental e cárie dentária com bebidas lácteas. Ela e os outros dois discentes participarão da live na quarta-feira.

O público pode interagir durante a transmissão através do chat ao vivo. Participe!