Por Liane Cardoso
Nesta quarta-feira (11), aconteceu mais uma live do quadro #ContaPraGente no canal do Youtube da UESPI. O aluno Vinícius Marques do curso de Ciências da Computação explicou como funciona a pesquisa sobre o Desenvolvimento de cálculos matemáticos para simular anomalias nas estruturas vasculares.
O objetivo da pesquisa é estudar e simular fenômenos nas estruturas vasculares, a partir do ponto de vista matemático, médico e computacional, sem a necessidade de processos invasivos (internos) nos pacientes.
“Através dos bancos de imagens médicas disponíveis na internet, nós conseguimos criar malhas para tentar identificar questões como a circulação sanguínea, simulando por exemplo o fluxo sanguíneo através dos cálculos matemáticos”, explicou o discente Vinícius durante a transmissão.
O estudante também representou com imagens o trabalho que está desenvolvendo. Ele selecionou imagens médicas e comparou com as imagens formuladas pelo projeto para realizar as simulações.
Assista a Live completa no canal do Youtube:
Veja também: Pesquisadores desenvolvem trabalho que ajuda identificar anomalias sanguíneas através de cálculos matemáticos