Confira depoimentos dos alunos pesquisadores nos eventos SPC, SIC E SIT em Parnaíba

1. Por Clara Monte

“Esse projeto busca encorajar os novos membros do curso, proporcionando-lhes uma rede de apoio que os motiva a persistir e não desistir da jornada acadêmica. No âmbito do projeto, os membros do grupo  dos petianos, assumem a responsabilidade de adotar um calouro por um período de três semestres. Durante esse período, eles oferecem auxílio nas atividades acadêmicas, além de orientações sobre o conteúdo do curso. Fico muito feliz pela oportunidade de poder compartilhar essa iniciativa para mais alunos e professores, além de ser uma chance de aprimorar meus conhecimentos”.

Esse foi o depoimento do discente Eudes dos Santos Pinheiro, do curso de Física sediado em Teresina. Ele compartilha seu envolvimento no projeto intitulado “Petiano, adote seu Calouro”. O objetivo dessa iniciativa é oferecer suporte, monitoramento e orientação aos novos calores que ingressam no curso de Física.

Eudes e muitos outros estudantes da UESPI e de outras universidades estão participando dos eventos organizados Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI): XXIII Simpósio de Produção Científica (SPC)XXII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o II Seminário de Inovação Tecnológica (SIT). Nesta terça-feira(17), acontece o segundo dia da ação.

Os eventos têm como objetivo divulgar os resultados das pesquisas e inovações desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UESPI vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de projetos que envolvam demais pesquisadores, estudantes de pós-graduações e até mesmo pesquisas de outras instituições.

Eudes dos Santos Pinheiro, aluno de Física do campus de Teresina.

Francisco Hiago, estudante de Física, também de Teresina, compartilha sua paixão pelos conceitos complexos de  seu curso. Seu projeto se concentra em levar uma abordagem simplificada às escolas públicas integrada à residência pedagógica. A principal meta é tornar os conteúdos de física mais acessíveis, utilizando experimentos para demonstrar de maneira envolvente como a física pode ser divertida e aprendida de maneira lúdica e criativa.

“É a minha primeira vez na UESPI de Parnaíba e estou contente com a estrutura. Meu projeto visa tornar a educação mais acessível, proporcionando uma abordagem mais cativante para a física. Meu objetivo é fazer com que as crianças vejam a física como algo interessante, menos intimidante e tedioso. Embora os cálculos sejam inevitáveis, buscamos apresentar uma maneira mais criativa e envolvente de educar. Durante este momento de troca de conhecimento, percebo uma dinâmica em que aprendo com meus colegas, ao mesmo tempo em que compartilho meu aprendizado com eles”.

Francisco Hiago, estudante de Física do campus de Teresina.

André Luís de Nunes, estudante do curso de Licenciatura em Química, em Teresina, explica que seu trabalho é sobre Propriedades fotoeletroquímicas de filmes de CuWO4 dopados com Lítio ou Magnésio, pesquisa essa que tem como  intuito gerar uma fonte de energia limpa e renovável. Para ele, a oportunidade de apresentar seu trabalho em um simpósio é uma experiência incrível. Ele destaca o valor dessa ocasião, onde pode compartilhar sua pesquisa com um grande número de pessoas, ampliando a divulgação dos resultados de seu estudo.

“É gratificante estar aqui usufruindo desta excelente estrutura que nos permite apresentar nossas pesquisas. Sinto que este momento é altamente qualificador, proporcionando-me a oportunidade de me expressar e demonstrar todo o desenvolvimento da minha pesquisa, desde a concepção até os resultados alcançados”.

André Luís de Nunes, estudante do curso de Licenciatura em Química, campus de Teresina.

Jessica Rodrigues, estudante de Agronomia do Campus de Parnaíba, compartilha sua pesquisa centrada nos desafios enfrentados no manejo psícola durante a pandemia da Covid-19 na cidade de Parnaíba-PI. Ela ressalta a relevância de seu trabalho, especialmente no contexto da visibilidade econômica da tilápia e do tambaqui, dada a localização litorânea da cidade e a grande demanda no mercado.

“Meu trabalho teve como foco a análise da dinâmica do mercado durante os anos da pandemia, examinando seu funcionamento e os principais desafios enfrentados nessa área. Sinto uma grande gratidão por participar desse momento, pois ele integra os diversos cursos e proporciona valiosas oportunidades para nós, alunos. Além disso, contribui significativamente para nossa bagagem de conhecimento e enriquece nosso currículo”.

Jessica Rodrigues, estudante de Agronomia do Campus de Parnaíba.

Ana Clara Lira, estudante do curso de Odontologia no campus de Parnaíba, compartilha seu projeto que consiste na avaliação do nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre a violência contra a mulher. Ela destaca a crescente incidência de lesões na região bucal e no pescoço, tornando os dentistas profissionais fundamentais na identificação e tratamento das vítimas desse tipo de violência.
“Dada a gravidade das lesões e o aumento de casos observados, torna-se fundamental avaliar o conhecimento dos profissionais sobre esse tema. Além disso, é crucial ter esse espaço para apresentar nossos resultados e destacar essa questão de outra perspectiva. As palestras ministradas aqui também são de grande importância, pois impulsiona novas curiosidades e ajuda na integração entre cursos e temas, proporcionando trocas de experiências”.

Ana Clara Lira, estudante do curso de Odontologia no campus de Parnaíba.