Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Confira como foi a palestra “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” que aconteceu nesta terça-feira (27)

Na manhã desta terça-feira (28) foi realizada na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos (PRAD), da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Serviço de Psicologia, a palestra “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”, ministrada por Késia Mesquita, especialista em Prevenção e Posvenção do Suicídio.

A iniciativa faz parte do programa de qualificação e formação continuada promovido pela PRAD e que tem entrega de certificados pela PREX. A palestrante foi a segunda convidada para participar. A abertura do evento aconteceu às 10h, no Auditório do Núcleo de Educação a Distância (NEAD).

O objetivo da palestra foi levar aos servidores da UESPI, e para as direções de centro e campi, uma formação continuada por meio de temas relevantes, em especial os cuidados para com a saúde mental, proporcionando o bom desenvolvimento das atividades de cada colaborador e setor. Estiveram presentes o Vice-reitor, Pró-reitores, professores, técnicos e demais colaboradores.

O Vice-reitor, professor Dr. Jesus Abreu, pontua a nossa instituição como possuidora de uma equipe que se compõe como uma família. “Nossa cultura é familiar, então é importante promover essa reflexão e estarmos atentos a todos os sinais, além de relembrar a importância e o valor da vida. O Setembro Amarelo é importante para lembrarmos de tudo isso e promovermos atenção àqueles que estão em situação vulnerável. A campanha nos promove uma avaliação profunda sobre nós mesmos e nossa sociedade”.

A palestra ministrada por Késia Mesquita aborda assunto importantes como a rede de serviços oferecidos, além de mobilizar e sensibilizar a população, pois, segundo ela, a informação pode ser o diferencial entre a vida e a morte. O autocuidado dos profissionais e atenção à saúde mental foi o foco principal da ação.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), professora Dr. Ivoneide Pereira de Alencar, é importante ressaltar que falar sobre a valorização da vida se faz fundamental no meio acadêmico, pois diálogos como esse promovem reflexões sobre o nosso maior bem, a vida.

“Nós, da administração, entendemos a necessidade de se falar sobre essa temática. O Serviço de Psicologia da UESPI nos ajudou na formação continuada com essa ação tão importante. Que nós possamos fazer com que outras pessoas também reflitam sobre essa temática e que saibamos auxiliar familiares, amigos e conhecidos. Quero agradecer a presença de todos que se fizeram presente nessa manhã. Esse momento é extremamente importante, então agradeço a disposição de todos”, finaliza.

Késia Mesquita alerta para que todos estejam atentos aos sinais, contidos ou extremos, das doenças e transtornos ocasionados pela falta de cuidados com a saúde mental. Além de reiterar a importância de procurar especialistas que, de fato, podem ajudar. Buscar ajuda é fundamental.

Serviço de Psicologia da UESPI

O Serviço, situado no Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), é gratuito e disponibiliza um atendimento especializado para acolher estudantes, servidores, técnicos e docentes da universidade.
O aconselhamento psicológico on-line é um atendimento terapêutico de caráter emergencial feito através do WhatsApp para discentes da instituição, que tem como foco a solução de problemas imediatos gerados por dilemas e outras situações e problemas imediatos, bem como encaminhamentos necessários de acordo com a demanda e suporte inicial em situações de conflito.
O objetivo é promover reflexões sobre as alternativas disponíveis, facilitando o processo de escolha quanto às dúvidas que o angustiam, ao mesmo tempo em que promove a sua autonomia, autocontrole e segurança emocional. O serviço oferece um espaço de escuta e acolhimento dessas demandas, contribuindo, de forma significativa, para a saúde mental e qualidade de vida no contexto acadêmico.
Link do Formulário