Capoeira Lua Crescente: Transformando vidas e preservando tradições em São Raimundo Nonato

Por Roger Cunha

No campus Ariston Dias Lima da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em São Raimundo Nonato, um projeto de extensão tem atraído alunos e interessados na prática da capoeira. Intitulado “Capoeira Lua Crescente“, o projeto vai além da atividade física, incorporando elementos históricos, filosóficos e culturais desta arte marcial afro-brasileira.

Projeto Lua Crescente

O Capoeira Lua Crescente nasceu de uma apresentação realizada no campus há pouco mais de um ano. “A ideia surgiu após uma apresentação que fizemos no campus. Alguns alunos se interessaram pela prática da capoeira, e começamos a desenvolver atividades em junho de 2023”, explica o professor Ivo Farias. O nome do projeto foi escolhido em conjunto com as alunas, refletindo o contínuo crescimento do grupo. “O nome Lua Crescente simboliza algo feminino e em crescimento, o que ressoa com a natureza transformadora da capoeira”, destaca.

Professor e Alunos do projeto

Os treinos ocorrem no Campus Ariston Dias Lima da UESPI, às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h00. O professor Ivo Farias ministra capoeira Angola, uma vertente que busca preservar a tradição histórica da capoeira. “A capoeira Angola busca estar mais próxima do que foi a capoeira no passado, mantendo elementos tradicionais e evitando a inclusão de práticas de outras atividades”, explica.

Sobre os principais benefícios que os participantes obtêm ao se envolverem no projeto Lua Crescente, o professor Ivo Farias destacou vários aspectos. Ele mencionou que os benefícios vão além da atividade física e da coordenação motora. A prática da capoeira também melhora a saúde física e mental dos praticantes. Além desses benefícios, ele enfatizou que a capoeira ajuda na vida cotidiana. Isso porque os praticantes se tornam mais atentos, espertos e antenados, o que significa estarem mais conscientes e preparados para lidar com diferentes situações. Ele também mencionou a melhoria na autoestima e na comunicação, assim como benefícios psicológicos.

Alunos do projeto

Contudo, a capoeira ainda enfrenta preconceito e desvalorização, apesar de ser mais aceita atualmente. Muitas pessoas ignoram ou menosprezam a capoeira e esse é um dos maiores desafios do projeto. Para superar isso, ele e os integrantes do projeto estão trabalhando pacientemente para mostrar os aspectos positivos da capoeira e educar o público, tentando quebrar esses preconceitos.

Quando questionado sobre os planos futuros para o projeto Lua Crescente, o professor Ivo Farias destacou várias iniciativas e objetivos para a expansão e fortalecimento do grupo. O principal plano é o crescimento do grupo, com a adição de mais integrantes e uma melhor articulação entre os participantes. O objetivo é envolver mais pessoas da cidade e das comunidades vizinhas, ampliando a presença e a influência do projeto na região. O docente também mencionou a importância de estabelecer uma maior articulação que permita ao grupo viajar e participar de eventos fora do campus, o que pode enriquecer a experiência dos praticantes e aumentar a visibilidade do projeto. No entanto, ele reconheceu que há desafios estruturais significativos, especialmente relacionados ao financiamento. A falta de recursos para a compra de instrumentos e a ausência de transporte próprio no campus dificultam a participação em eventos externos e a organização de atividades que tragam convidados para São Raimundo Nonato.

Alunos na prática do projeto

Interessados em se juntar ao Capoeira Lua Crescente podem comparecer aos treinos. Não há muitas exigências quanto ao vestuário inicial; roupas folgadas são recomendadas, e é permitido treinar descalço caso não se tenha tênis. Posteriormente, os interessados podem adquirir o uniforme do grupo, conhecido como Malungos. O professor Ivo Farias finaliza incentivando os interessados a se juntarem ao projeto, destacando os diversos benefícios que a capoeira pode proporcionar: além do desenvolvimento físico, a prática melhora a coordenação motora, fortalece aspectos psicológicos como autoestima e comunicação, e enriquece o entendimento cultural ao proporcionar contato com as tradições ancestrais associadas à capoeira.

Acompanhe o projeto nas redes sociais: https://www.instagram.com/luacrescenteuespi/