Campus Picos: Curso de Pedagogia promove o I Sarau de Alfabetização

O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Prof. Barros Araújo em Picos promoveu na última semana o 1° Sarau da Alfabetização: Entre palavras e a imaginação.

Cenário do I Sarau de Pedagogia

O evento realizado pela turma do 4º Bloco do curso, referente a disciplina de Alfabetização trouxe temas como “Ambiente Alfabetizador”, “Alfabetizando com clássicos”, “Alfabrincar”, e “Pescaria da Alfabetização: Fisgando Sílabas”. A ação tem como objetivo despertar o diálogo sobre a alfabetização e a diversidade de possibilidades metodológicas que o professor pode utilizar em sala de aula.

Os alunos organizaram ambientes alfabetizadores no corredor central do campus com uma variedade de repertório para mostrar possibilidades de alfabetizar com o lúdico com a contação de histórias, jogos, brincadeiras, músicas e recursos concretos para esse trabalho, levado e pensado pelos discentes.

Apresentação dos alunos na sala de aula

Para a professora Fabrícia Gomes, ministrante da disciplina a recepção foi muito calorosa, as pessoas que passavam pelo corredor se deparavam com um ambiente diferente, atrativo e logo participavam das propostas e destaca que a Universidade é um grande laboratório de práticas regadas por teorias, que devem ajudar os futuros professores a pensar em suas ações de prática pedagógica.

“Esse tipo de atividade desperta nos acadêmicos ideias de como trabalhar a alfabetização de forma prazerosa. Sendo esse um processo imensamente sofisticado e de uma importância ímpar para a vida em sociedade, precisamos buscar estratégias de pensa-lo de modo a agregar alfabetização e letramento em um ambiente estimulante e que faça sentido para a criança”, finaliza.

Professora Fabrícia Gomes e o aluno Cleovan Sousa

Poema feito pelo aluno Cleovan Sousa

Confira mais registros do evento:

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

O Pedagogo trabalha como professor em creches e em instituições de ensino que oferecem cursos de Educação Infantil e Fundamental; podendo atuar ainda como gestor de processos educativos de sistemas e de instituições de ensino; em editoras e 38 em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação nãoformal, como organizações não-governamentais, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações e clubes; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.