Campus Parnaíba: PROFHISTÓRIA promove palestra sobre ética em pesquisas no dia 26

Por Vitor Manoel

O Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), promove uma palestra com o tema “A Resolução 510 e os aspectos éticos para as pesquisas nas ciências humanas e sociais”. O encontro acontece no dia 26 de agosto às 14h no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba.

A palestra acontece durante o evento de abertura do semestre 2022.2 do curso. A turma ingressante no PROFHISTÓRIA em abril deste ano, vai cursar em 2022.2 a disciplina Seminário de Pesquisa, momento em que cada discente elabora seu projeto de dissertação em Ensino de História.

Desse modo, a coordenação do curso considera importante a participação da professora e historiadora Alessandra Senna, mestra em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e doutoranda em Bioética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que discute ética em pesquisa na área das Ciências Humanas.

O coordenador do programa, Felipe Ribeiro destaca que a fala da professora vai contribuir bastante para a preparação dos projetos da turma, além de ressaltar a importância da discussão sobre o tema. “Considero relevante esta discussão sobre ética em pesquisa voltada especificamente para as Ciências Sociais e Humanas, visto que muitos comitês de ética pelo país são majoritariamente compostos por profissionais das Ciência Médica e Veterinária. É fundamental que a área de Humanidades seja mais atuante nessa temática”, finaliza.

A atividade é voltada para ingressantes do programa.

ProfHistória

O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), oferecimento em Rede Nacional. Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Programa tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com o objetivo de dar qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.