Atenção! As inscrições para Professor Formador do PARFOR/UESPI iniciam dia 28

Por Vitor Manoel

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) e da Coordenação Geral do PARFOR, torna público o processo seletivo de Professor Formador para atuar no Programa de Formação de Professores da Educação Básica, como bolsista da CAPES.

As inscrições são gratuitas e 100% on-line e disponíveis no endereço eletrônico do PARFOR, a partir das 8h, no dia 28/08 (domingo), até às 23h59 do dia 30/08 (terça-feira). Toda a documentação exigida deve ser digitalizada em um único arquivo e salva no formato PDF, devendo ser anexada e compartilhada no próprio formulário on-line disponível, obedecendo ao limite máximo de 20 megabytes por candidato.

No total, 110 vagas são ofertadas destinadas aos cursos de 1º Licenciatura do programa, entre eles: Educação Física, Geografia, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia, distribuídas entre 8 (oito) municípios piauienses: Luzilândia, Uruçuí, Cristino Castro, Anísio de Abreu, Beneditinos, Bom Jesus, União e Currais.

Os critérios de seleção do perfil dos professores são previamente definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de acordo com o Art. 51 da Portaria Capes 220/2021. Esses perfis são divididos em duas categorias: Professor Formador I, abarcando os docentes do quadro da UESPI, ministrando curso de Licenciatura, ou pertencer ao quadro da Secretaria de Educação, além de possuir título de mestre ou doutor com formação em nível de graduação ou pós, na área da disciplina desejada, com experiência mínima de três anos e ter experiência na formação de professores respeitando alguns critérios prescritos no edital.

Na categoria Professor Formador II os candidatos devem pertencer ao quadro da UESPI ou de secretarias de educação, ser professor colaborador, desde que não preenchidas as vagas pelos candidatos do item “I”, ter formação em nível de pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu, possuir formação, em nível de graduação ou pós, na área da disciplina desejada, além de comprovar experiência de no mínimo 1 (um) ano no magistério.

Para a coordenadora do PARFOR da UESPI, Prof. Francisca Cunha, o lançamento de editais como esse marcam a contribuição que o PARFOR/UESPI entrega a sociedade como um todo, ressaltando que o programa é responsável oferta de 500 professores qualificados para diversos municípios de diferentes regiões no Piauí. A professora faz um convite para que os docentes façam sua inscrição no processo que inicia a partir do dia 28.

“Nós queremos convidar os professores da UESPI, assim como os professores da educação básica e demais pessoas da comunidade que atendam aos critérios de perfil de professor formador a estarem fazendo a inscrição, pois a contribuição destes profissionais é de extrema importância para esse professor bolsista que também é da educação básica”, encerra.

Esta Seleção se refere à oferta de disciplinas para o período 2022.1 do PARFOR, que será realizado entre 19/09 a 01/11 de forma remota. Ao total, 24 bolsas são disponibilizadas com uma quantidade pré-definida de acordo com a carga horária estabelecida.

Confira o edital completo:

EDITAL_PARFOR_02_2022

CALENDÁRIO:

Inscrições on-line dos candidatos: 28 a 30/08/2022

Análise das Inscrições: 31/08/2022 a 04/09/2022

Publicação do Resultado da Homologação das inscrições: 05/09/2022

Interposição de Recursos à Homologação das inscrições: 06/09/2022

Publicação do Resultado da Interposição dos Recursos à Homologação das inscrições: 08/09/2022

Publicação do Resultado Preliminar: 09/09/2022

Interposição de Recursos ao Resultado Preliminar: 10/09/2022

Publicação do Resultado da Interposição dos Recursos ao Resultado Preliminar: 12/09/2022

Publicação do Resultado Final: 13/09/2022

Reunião Pedagógica: 14/09/2022

O QUE É O PARFOR?

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é um Programa que fomenta a oferta de turmas especiais em cursos voltados a Licenciatura, Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica com o objetivo de Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país, implantado pela Universidade Estadual do Piauí no ano de 2010.